Por que fotografar?

Gostaria de compartilhar com o leitor a experiência que estou tendo com a fotografia. Essa experiência é muito semelhante a que sinto quando toco piano, canto ou escrevo. Acho que encontrei mais uma forma de dar vazão às coisas que penso e sinto em relação ao meu cotidiano.

Cada pessoa parece ser mais sensível a determinado veículo de comunicação. Uns são mais tocados pela música, outros pelas palavras e outros pelas imagens. Depende também do momento. Às vezes preferimos ler um texto a escutar música. Outras vezes preferimos o contrário, relaxar ou mesmo dançar embalados por uma boa música. O importante é que tanto a música, quanto o texto ou a imagem cumpram o objetivo proposto transmitindo uma mensagem ou despertando algo em outrem.

Assim como a escrita textual ou musical, a fotografia também é uma forma de escrita. Como o próprio nome diz, foto-grafar significa escrever com a luz. Ou seja, usar a luz como meio de formação da imagem. Apesar de muitos acharem que fotografar é simplesmente apertar um botão, a realidade está bem longe disso. Tal como a música e a escrita, a fotografia exige o domínio da técnica e uma certa dose de aptidão e sensibilidade. O estudo da fotografia envolve conhecimentos de fenômenos ópticos, naturais, artísticos e tecnológicos, fazendo com que o fotógrafo tenha que estudar constantemente para se manter atualizado.

Além disso, todo fotógrafo deve estar preparado para captar o momento correto, o instante que ocorre uma única vez e que se perde para sempre no continuum temporal. Uma simples feição facial, uma proeza esportiva ou uma ação animal são matéria-prima para os fotógrafos e devem ser capturadas com precisão técnica e artística para constituirem uma boa fotografia. Ou seja, uma imagem que fale por si mesma dispensando qualquer tipo de descrição ou comentário.

O fato de conseguir congelar o tempo e de extrair dele um cena única dá à fotografia uma característica peculiar, tornando-a tão impactante. Uma boa fotografia lança algo no ar que nos instiga a pensar e refletir.

Os fotógrafos profissionais tem técnicas específicas para cada tipo de fotografia. Se compararmos uma foto de um casal trocando alianças no altar com a de uma modelo de roupas ou jóias podemos perceber claramente que na primeira há uma carga emotiva muito grande. Quase não percebemos os detalhes que vão além das expressões faciais. O que importa é transmitir toda a emoção vivida naquele momento. Já na segunda, a foto de modelo, o enfoque é no produto. Não olhamos para essa foto e ficamos instigados a pensar sobre os sentimentos e emoções da modelo. Isso fica em segundo plano. Não somos chamados a refletir sobre suas emoções. É algo totalmente diferente.

É muito bom conseguir captar isso tudo e transmitir aos outros. Conhecer a técnica e usá-la para conseguir aquilo que queremos. Seja na música, na escrita ou na fotografia, vamos em frente, tentando mostrar aquilo que sentimos.

Namaste
Visite meu blog: http://mantendoofoco.blogspot.com
Carlos Alberto Romanelli
Enviado por Carlos Alberto Romanelli em 13/07/2011
Reeditado em 13/07/2011
Código do texto: T3092242