"HÁ CERCA DE 52 ANOS ATRÁS, ESPERANÇA DE DIAS MELHORES PARA O PAÍS!"...

Há cerca de 52 anos atrás, esperança de dias melhores para o país

Há cerca de 52 anos atrás, operários que trabalharam na construção de Brasília deixaram gravadas nas vigas que sustentam a cúpula da Câmara, mensagens de expectativas de dias melhores na política e na vida dos brasileiros. As frases filosoficamente bem retratadas, davam a medida certa do que poderíamos encontrar de fato na futura capital do país. Sinal dos tempos, premonição? Com alguns erros gramaticais, aqueles operários humildes ditaram cátedra e pregaram valores como dignidade e honestidade para o futuro do país. Vamos as frases, belíssimas e com um conteúdo maravilhoso: “Que os homens de amanhã que aqui vierem tenham a compaixão dos nossos filhos e que a lei se cumpra!” “Se todos os brasileiros forem dignos de honra e honestidade, teríamos um Brasil melhor. Só temos uma esperança nos brasileiros de amanhã. Brasília de hoje, Brasil amanhã!” Lindo isso, não! Confesso que fiquei muito emocionado enquanto concluía esta matéria. Estas frases foram escritas em “1959” pelos candangos que ajudaram a construir Brasília.

Nota: Destaque deste humilde escriba diante de tanta sapiência daqueles homens: A primeira frase aparece assinada por um grande “operário filósofo”, seu nome: “José Silva Guerra.”

A segunda frase do outro grande “operário filósofo” foi assinada, mas, infelizmente, não deu para identificá-lo.

Sugiro, inclusive, que o governo deveria homenageá-los, se vivos ainda estiverem, procurando suprir suas necessidades primárias e secundárias para o resto de suas vidas.

E que um grande mural fosse criado em Brasília com suas frases, alertando a todos os políticos corruptos, noções básicas de dignidade e honestidade. Afinal de contas, ali nascia uma expectativa de vida por dias melhores para o país.