A mulher do Sol

A primeira vez que ouvi esta historia quem me contou foi meu avo, mais tarde até um documentário exibido pela RBS, foi retratada tal historia, e antes disso o único livro sobre a historia de Redentora escrita por Paulo Ricardo Tesche contou esta mesma historia, cada uma delas com suas particularidades, mas no final todas com a certeza que esta historia é extraordinárias.

Contam que andou na região noroeste do Rio Grande do Sul, nos municípios que compreendem mais ou menos de Palmeira das Missões a Tenente Portela, uma mulher. Ela tinha meia idade, mas viveu aqui nesta região por muitos anos e nunca trocou de fisionomia, sempre do mesmo jeito, com o mesmo rosto, o mesmo cabelo, o mesmo semblante, sempre igual, por todos os anos que esteve alí, meu avo dizia que ela andava por estas bandas desde que o pai dele era vivo e ela já era do mesmo jeito.

Essa mulher não tinha morada certa, nunca se soube onde ela morava, e quando chegava às casas dos moradores da época nunca entrava, e também nunca aceitava comida, segundo contam uns ela apenas pedia sal, e fogo, e o mais inacreditável desta historia, a mulher acedia fogo no meio do campo, com qualquer chuva e esse fogo não apagava, ficando dias acesso, ela também andava na chuva mas nunca se molhava, assim como atravessava o Rio Guarita, sem se molhar, ou com qualquer correnteza.

Quando era perguntado qual seu nome, de onde vinha, ou para onde ia, ela apenas respondia, “eu venho do sol e vou para o sol”, por isso ela ficou conhecida como a mulher do sol. Algumas pessoas de mais idade que juram que conviveram com a dita mulher, ainda dizem que ela fazia milagres.

Uma senhora que conversei a um tempo atrás sobre esta historia, disse que ouve uma época em que seu pai estava muito doente, tinha algum problema de saúde grave, mais de um mês de cama, já não comia, e não reconhecia nem os próprios filhos, quando a mulher do sol chegou em sua casa e pediu sal, foi atendida pela dona da casa e quando já ia saindo, virou-se e disse, “Desta casa todo o mau eu levarei”, e saiu, sendo que cinco minutos depois o homem estava de pé, sorrindo e sem dor nenhuma.

Sobre o destino da mulher do sol, é ainda mais misterioso, assim como apareceu sem ninguém saber de onde, também sumiu sem ninguém saber que fim levou.

Jonas Martins
Enviado por Jonas Martins em 18/08/2011
Código do texto: T3167785
Classificação de conteúdo: seguro