Fundamentos e Metodologias do Ensino das Artes

O grande e conceituado pintor Aldemir Martins que com certeza deixou muitas obras e foi um talento nato, sempre muito conhecido por suas pinturas envolvendo o gato como seu tema principal. A obra Família de Gatos com certeza a princípio me causa um grande encantamento e um pouco de alegria justamente pela diversidade e a tonalidade das cores que por sinal são muito vivas e a obra mostra também uma família de gatos unida. Mas depois de algum tempo olhando causou-me estranheza pude perceber que eles têm os olhos grandes e não senti felicidade entre eles.

Trabalhando com a obra família de gatos de Aldemir Martins na educação infantil com crianças acima de quatro anos poderíamos associar e usar uma imensidão de musicas, mas a que me mais chamou atenção foi a música “Tem gato na tuba” gravada por Simony no primeiro disco da Turma do Balão Mágico na década de 80, sendo de autoria do nosso saudoso Braguinha juntamente com Alberto Ribeiro (1948).

Tem gato na tuba

Todo domingo havia banda

No coreto do jardim

E já de longe a gente ouvia

A tuba do Serafim...

Porem um dia entrou um gato

Na tuba do Serafim

E o resultado

Dessa “melodia”

Foi que a tuba tocou assim:

Pum... Pum... Pum... (miáu)

Pum pu ru rum pum pum (miáu)

Pum... Pum... Pum... (miáu)

Pum pu ru rum pum pum...

Esta musica faz parte da infância de muitas pessoas e que sempre esteve presente em varias gerações. Sendo lançada em 1948 e gravada na década de 80 até hoje pode ser passada para se trabalhar em sala de aula com crianças a fim de introduzir um conhecimento através do lúdico, onde a musica sempre deve estar presente.

O objetivo da musica para crianças acima de quatro anos é basicamente explorar, identificar, perceber, expressar sensações, sentimentos e pensamentos utilizando composições e interpretações.

BRINCADEIRA:

Esta brincadeira também esta relacionada à obra “Família de Gatos” de Aldemir Martins.

SEU RATINHO ESTÁ?

Forma-se uma roda, uma criança fica no centro, é o ratinho e a outra fica do lado de fora, é o gato.

O gato corre em volta da roda cantando:

_ Quantas horas são?

Todos que estão na roda respondem:

_ Uma hora! (e assim sucessivamente)

Em certo momento o gato para perto de uma criança e pergunta:

_ O seu ratinho está?

A criança responde:

_ Esta, mas esta escovando os dentes.

Neste momento o gato continua andando e cantando na contagem que parou, escolhendo outra criança da roda.

_ Quantas horas são?

_ todos respondem 2 horas.

O gato pergunta a criança:

_ Seu ratinho está?

A criança responde

_ Esta, mas esta comendo.

Continua a brincadeira e a criança vai inventando vários pretextos: a fim de proteger o ratinho ate não conseguir mais, ai responde que sim, e o gato corre atrás do ratinho para tentar pega-lo.

A brincadeira continua revezando enquanto houver interesse

O objetivo dessa brincadeira é ensinar através do lúdico podendo assim ensinar matemática através da contagem de números, horas, relógio, tempo, e tudo mais que a criatividade permitir. Reconhecer e valorizar os números, as contagens orais e noções espaciais presentes no seu cotidiano, comunicar idéias matemáticas, etc.

ATIVIDADE DE ARTES VISUAIS:

Eixos temáticos:

-Artes visuais, natureza, linguagem oral e escrita.

Objetivos:

-Desenvolver o raciocínio, atenção, percepção, imaginação, criatividade, coordenação motora, senso critico, etc.

Idade:

-A partir de quatro anos.

Duração;

-Um dia.

Materiais:

-Papel, Tintas e pinceis.

Desenvolvimento:

-Conversa informal e uma pequena discussão sobre a obra “Família de Gatos” de Aldemir Martins. Deixar as crianças expressarem seus sentimentos a respeito da pintura. Mostrar aos alunos a importância da arte em nossas vidas.

Atividades: Sugerir para que pintem uma família de gatos e se quiserem podem usar a obra do autor como fonte de inspiração. Fazer uma exposição em mural ou em forma de cordel para que todos possam contemplar refletir, e repensar sobre os trabalhos executados. Ao final pedir que façam uma leitura de suas próprias obras.

COMENTÁRIO DA ATIVIDADE:

Após ler o texto “Fundamentos e Metodologias do Ensino das Artes”, e tomando por base o assunto abordado nas aulas, faço este comentário.

Artes Visuais é uma forma importante do ser humano se comunicar e expressar seus sentimentos e uma forma de linguagem principalmente na educação infantil é isto que deve justificar seu uso nesta fase. Alem disso atribuem-se através das artes visuais sentidos a sensações, sentimentos e pensamentos e realidades por vários meios.

A arte e muito importante, pois ela comove,emociona e desenvolve a sensibilidade na criança, não e apenas um marco, mas um caminho para os que vêm depois, pois antes mesmo da escrita ela já fazia parte da vida do ser humano.

A pintura pode passar através da cor para quem a contempla, sensação de calor frio, profundidade, sombra, alegria, tristeza, encantamento etc.

Discutir arte no espaço escolar implica numa expansão do conceito de cultura, provocando uma interação entre cultura e sociedade, levando a uma relação ensino e aprendizagem a partir de experiências múltiplas e diversas, considerando que o lúdico é essencial quando se fala de interação.

Através da arte os alunos interagem não somente entre si, mas também com o presente, passado e futuro.

Ao pedir para que as crianças pintem algo pode haver dificuldades, pois quando se fala em pintar elas logo se lembram do pintor de paredes, por isso deve ficar claro que esse pintar está direcionado no expressar de um sentimento através das cores das tintas, dos pinceis na tela.

As artes visuais são um conjunto de manifestações artísticas que compreende todo o campo da linguagem e do pensamento sobre o olhar e os sentidos do ser humano.

Através da arte podemos nos comunicar e dizer muitas, sem falar ou escrever qualquer palavra, pois quando vemos uma pintura podemos nos comunicar com ela através do visual, da cor, textura, forma etc. e a partir daí, saber o que o artista estaria pensando naquele momento.

A arte tem o poder de fazer o grande se tornar pequeno; o redondo ficar quadrado; o feio ser bonito; e o lindo ainda mais lindo. E o mundo assim poder ficar ainda melhor.

Toda tentativa de se definir Arte é válida e mesmo necessária. No entanto, o termo arte, por sua pluralidade e por sua mobilidade, não nos permite conceber uma definição única e precisa; ao contrário, arte pode receber tantas significações quantos forem aqueles que tentem atribuir a ela uma definição. Assim, partimos dessa liberdade inerente à arte pensar, no tempo presente, como as artes visuais produzidas no cenário contemporâneo nos conduzem a infinitas verdades acerca de nossa própria realidade (cultural, social, política, econômica) acerca de nossos próprios desejos, acerca daquilo que só podemos atingir e enxergar em presença da obra.

REFERÊNCIA:

Majesk, Jaime Vital, 2008.

Martins, Aldemir. Quadro “Família de Gatos”, 2003.