A VIDA DE JESUS ATÉ AOS TRINTA ANOS

A VIDA DE JESUS ATÉ AOS TRINTA ANOS

ASSUNTO MATEUS MARCOS LUCAS JOÃO

O Verbo Divino 1,1-18

Oferecimento 1, 1-4

Anun. Nasc. João Batista 1, 5-25

Maria visita Izabel 1, 39-45

Cântico de Maria 1, 46-56

Nasc. João Batista- 1, 57-66

Cântico de Zacarias 1, 67-80

Geneologia de Jesus 1, 1-17 3, 27-38

Inst. de Um Anjo a Jesus1, 18-25

Nascimento de Jesus 1, 28-25 2, 1-70

Visita dos Pastores 2, 8-20

Circuncisão 2, 21-22

Apresentação de Jesus- 2, 22-24

Semeão e Ana 2, 25-30

Adoração dos Magos 2, 1-12

Fuga para o Egito 2, 13-15

Massacre dos Inocentes 2, 16-18

Regresso de Jesus 2, 19-23

Jesus entre os doutores 2, 41-50

Esse quadro comparativo dos Quatro Evangelhos apresenta os fatos relacionados com a Vida de Jesus até os trinta anos.

Nota-se que Marcos não relata fatos da Vida de Jesus até aos trinta anos de idade. Das quatro histórias evangélicas a mais resumida, porém uma das mais belas joias das Escrituras Sagradas.

Se Marcos não achou necessário informar sobre o nascimento e juventude de Jesus, compreende-se porque Mateus e Lucas não discorreram com mais detalhes, principalmente, em justificando ser Ele o Messias, prometido no Velho Testamento.

Pelo que se deduz do quadro acima, João não nos informou sobre a lista dos antepassados de Jesus, aqueles nomes difíceis, que comumente pulamos por cima, quando lemos, e cuja finalidade é provar que Jesus é descendente de David.

Jesus nasceu no ano 747 da fundação de Roma e a 1ª Era Cristã. Sua concepção foi obra do Espírito Santo, mas o parto de Maria, sua Mãe, comum a todas as mulheres.

O Salvador do Mundo nasceu numa manjedoura por falta de lugar nas hospedarias. Estava envolto em palhas, ladeados pelo seu pai e mãe, quando recebeu as primeiras visitas – os pastores rústicos das campinas adjacentes, que velavam durante à noite e faziam guarda aos seus rebanhos.

Aos pastores apareceu-lhe um Anjo do Senhor e notaram um clarão que descia do céu. Eis ai o sinal que vos dou, disse o Anjo. Então foram às pressa até Belém, onde encontraram Maria, José e o menino, deitado numa manjedoura.

Melchior, Baltazar e Gaspar foram os visitantes piedosos. Oriente onde a ciência da astrologia, da magia e de outras espécies eram práticas livres.

Chegado o oitavo dia, quando o menino devia ser circundado, deram-lhe o nome de Jesus, conforme fora indicado pelo Anjo, mesmo antes de ser concebido no seio materno.

De acordo com a Lei de Moisés, a mãe era considerada impura nos sete dias seguiam ao nascimento do filho. Devia depois ficar mais 33 dias em casa. No quadragésimo dia ao templo em Jerusalém oferecera sua oferta ao Senhor. Quando Maria completou essa purificação levaram Jesus a Jerusalém para apresentação ao Senhor.

A fuga de Jesus para o Egito se deu sob a orientação do Espírito Santos, que apareceu a José em sonho, e disse-lhe que se ausentasse do país, pois corria grande perigo, à vista das buscas que se multiplicavam para encontrar o menino Jesus.

Quanto a seu regresso para a Galileia, o evangelista Mateus da noticias mais precisamente para sua cidade de Nazaré.

Pela Pascoa todos iam a Jerusalém. Quando Jesus tinha doze anos acompanhou seus pais nessa ocasião. Quando voltaram, Jesus ficou na casa do Senhor, sendo encontrado três dias depois entre os doutores, sentado, ouvindo-os e interrogando-os.

Há no Evangelho uma lacuna histórica, um profundo silencio sobre fatos da vida de Jesus, no período que vai dos doze anos, quando Ele foi a Jerusalém com seus pais, aos trinta anos, quando iniciou a sua pregação.

Obras de caráter mediúnico confirma que Jesus esteve com os essênios. Essa seita tinha por escopo a fraternidade e a justiça. Acreditavam na vida espiritual e na reencarnação, e dizem os historiadores que Jesus passou esse período de 12 a 30 anos com eles, ou esteve em contato com os essênios nessa fase de sua vida.

“Tem-se perguntado muitas vezes se Jesus sabia desde o principio que era o Messias, em caso negativo, com e quando adquiriu esse conhecimento, contado pela sua mãe ou se lhe foi dado conhecer instintamente”. A vida de Jesus de J. Stalker.

Pedro Prudêncio de Morais
Enviado por Pedro Prudêncio de Morais em 01/09/2011
Código do texto: T3194405
Classificação de conteúdo: seguro