PROFESSOR MIGUEL JOÃO SIMÃO EMPOSSA NOVOS MEMBROS NA ACADEMIA DE LETRAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS.

PROFESSOR MIGUEL JOÃO SIMÃO EMPOSSA NOVOS MEMBROS NA ACADEMIA DE LETRAS DE GOVERNADOR CELSO RAMOS.

Aconteceu no dia 03de setembro de 2011, as 17:30h, no Restaurante SABOREAR no Bairro Areias de Cima, na cidade de Governador Celso Ramos um grande encontro que reuniu Escritores de toda região. A solenidade de posse de novos Acadêmicos da Academia de Letras de Governador Celso Ramos presidida pelo Escritor Professor Miguel João Simão, Presidente em exercício da Academia foi disputada, tornando o espaço do Restaurante pequeno.

Para Membros Efetivos nesse ato tomaram posse os seguintes senhores e senhoras:

Inês Carmelita Lohn –Cadeira Nº 03 – Patrono: Adílio Alves do Nascimento.

Luíz Carlos Binotto Leal – Cadeira Nº 04 – Patrono: Nagib de Oliveira Campos.

Jucélio Teixeira – Cadeira Nº 07 –Patrono: Gerino Belmiro dos Santos.

Célio Gilberto da Silva – Cadeira Nº 08 – Patrono: Afonso Niehues.

Marli Cruz – Cadeira Nº 12 – Patronesse: Deodora Simas Custódio.

Celso João de Souza – Cadeira Nº 21 –Patrono: Lindolf Bell.

Zinaldo Coutinho - Cadeira Nº22 – Patrono: Belarmino Hipólito Azevedo.

Matheus Felipe Santiago – Cadeira N°24 – Patrono Eni Luz de Moura.

Luiz Fernando Schroh –Cadeira Nº 33 –Patrono : João da Cruz e Souza.

Na condição de Membros Correspondentes Diplomamos os senhores e senhoras:

Adauto Beckhauser

Andriana Garda de Souza

Alane Poli

Alex Ocker

Cristiane de Barros Toschi

Donato Ramos

Janira Lisboa Furtado

José Paulo Bernardes

Marcia Reis Bittencourt

Suian Camille Venancio

Valdir Paulo Evaristo .

A mesa foi composta pelo Presidente da Academia Escritor Professor Miguel João Simão, pela Secretária da Academia Escritora Janice Marés Volpato e pelo Escritor e estudante de Jornalismo William Wollinger Brenuvida, que fez o cerimonial. O Presidente contou com o apoio da esposa Lucineide de Azevedo Simão e da filha Iolanda de Azevedo Simão para a organização do espaço.

Entre os convidados estavam autoridades municipais e escritores de diversas cidades.

Os Vereadores Mario Cesar Passos e Marco Henrique da Silva que prestigiaram o evento, disseram ficar admirado pelo número de escritores presentes e mostraram-se felizes em poder participar de um evento que divulga o nome da cidade.

Os novos Acadêmicos efetivos, num número de nove Escritores segundo o Presidente da Instituição irão reforçar os trabalhos da Academia e contribuir para seu sucesso.

Os Membros Correspondentes que assumiram vagas irão colaborar no processo de divulgação da Academia elevando seu nome por outras instituições por onde passarem.

Estavam presentes Presidentes de diversas Academias de Letras e Seccionais da ALB/SC prestigiando o evento que foi sucesso de publico.

Entre os presidentes estavam: Maria do Carmo Tridapalli Facchini da Academia de Letras de Nova Trento; Janira Lisboa Furtado de Imbituba, Adauto Beckhauser de Biguaçu, Waldir Gomes de Canelinha, Donato Ramos da Aliflor de Florianópolis, Marcia Reis Bittencourt do Grupo de Poetas Sol Nascente de Canelinha, Luíz Fernando Schroh da Seccional de Major Gercino; representantes das Academias de São Pedro de Alcântara e Desterrense entre outros.

Em seu comentário Professor Miguel Simão desejou aos novos Membros votos de boas vindas e a colaboração para que cresça o a atividades em favor da cultura literária.

Os presentes ainda puderam ouvir músicas interpretadas por Neusita e Zézinho Membros da Academia e poemas declamados por Wiliam Brenuvida e Celso João de Souza.

Miguel Simão na roda de amigos disse que para o sucesso de um evento é necessário credibilidade diante das pessoas, e não precisa divulgar a presença de estrangeiros ou tornar um evento internacional onde podemos fazer bem feito um evento com pessoas da região. O importante é prezar pelas pessoas da região, do Estado e abrindo espaços aos demais, incluindo os “estrangeiros”. A cultura literária para a elite foi criada faz muito tempo. O que temos que continuar fazendo é buscar oportunidades para os Escritores que não podem divulgar seus trabalhos. É uma pena que pessoas ficam disputando espaço com a elite, querendo competir e no fundo não sabem a importância de um evento para Escritores que estão no anonimato precisando de ajuda para aparecerem. Isso é minha luta e buscarei transformar um dia, finalizou Simão.