Lições que aprendi (na prática) na liderança de equipes altamente eficazes.

Estas lições não foram extraídas de qualquer livro ou de outro autor, foram vivenciadas por mim no dia a dia entre atos e palavras no relacionamento com equipes altamente eficazes. Então vamos a elas...

1- Sempre que possível escolha colaboradores que tenham tanto ou mais conhecimento que você em suas áreas de atuação, pois somente assim você construirá uma equipe forte para te ajudar a fazer crescer o seu departamento, o seu setor e a sua empresa.

2- Como gestor ou administrador, por mais assertivo que seja você tomará decisões que vão contrariar a opinião de alguns colaboradores ou até de grande maioria e isso não representa estar errado, mas é por demais importante que eles tenham a oportunidade de expressarem seu descontentamento pois somente assim se formará uma equipe forte. É importante sabermos para onde o barco esta navegando mesmo quando não concordamos com a rota estabelecida.

3- A cada nova situação comunique-se com sua equipe e com cada colaborador de forma clara expressando o que a empresa precisa e requer dele, mas não o faça por um longo período para que não se crie uma dependência eterna de seus esclarecimentos. A interpretação é parte integrante da aprendizagem e dê aos seus colaboradores empowerment ou poder de decisão para que estas aconteçam mesmo na sua ausência.

4- Incentive sempre sua equipe rumo ao desenvolvimento pessoal e profissional para que eles possam crescer e ter oportunidades dentro e até mesmo fora da empresa. A sua empresa lucra e o colaborador também. Lembre-se que os seus colaboradores não são "seus", não são de sua propriedade e que não vai ser impedindo seu crescimento que eles vão permanecer na empresa. Pense a cada semana que eles podem tirar o bilhete premiado da loteria e seguirem suas vidas tomando outro rumo. A empresa e você (que ficou de fora do bolão) devem ser capazes de dar continuidade ao trabalho.

5- Tenha sempre "backups" para as posições de liderança (como mínimo) e preferivelmente para as de importância relevante também, pois caso contrário você poderá ser impedido de mudar de posição dentro da empresa também. O seu crescimento pode estar nas mãos de seus colaboradores.

6- Dê suporte aos seus superiores e o faça de forma clara e visível à sua equipe. Essa atitude deverá se refletir em camadas pela sua equipe mesmo que ela seja uma equipe pequena. Importante que a liderança esteja coesa e nesta hora as suas atitudes são muito importantes.

7- Tome sempre atitudes ÉTICAS, pois elas trarão longevidade à sua empresa; JUSTAS, pois mesmo que contrárias a alguns, elas alcançarão a maioria; COMPROMETIDAS COM A EMPRESA, pois serão o motor para movimentar o seu dia a dia; EQUILIBRADAS COM OS ANSEIOS DOS COLABORADORES pois trarão a sustentabilidade necessária; SIMPLES pois serão facilmente compreendidas por todos e terão resultados mais imediatos e eficazes.

8- Corrija seus colaboradores sempre no MELHOR momento e este até pode ser aquele em que você foi desafiado diante de um grupo de pessoas (não é desejável que aconteça) mas nunca altere seu tom de voz e mantenha sempre o controle da situação pois mesmo errado em sua decisão, você demonstrará seu respeito à opinião dele e por ele. É muito importante que ele se sinta ouvido por você e ao término da sua correção aperte sua mão em sinal de comprometimento, cordialidade e cumplicidade de ambas as partes. Encerre e enterre o assunto!

9- Proteja sua equipe mesmo nos momentos mais difíceis. Diante deles fale abertamente sobre os erros e acertos dos processos para que entendam e aprendam para as próximas oportunidades. Nunca deixe que se sintam desamparados e lembre-se que o seu escudo protetor é sempre mais forte e maior que o deles. Diante de seus superiores demonstre que reconhece o erro de seu colaborador e que irá trabalhar para desenvolvê-lo para as situações futuras. Defenda-o!

10- Ajude seus colaboradores a buscarem equilíbrio financeiro e pessoal. A influência destes fatores na produtividade é muito grande e comprometedor. Você deve fazê-lo inicialmente através da demonstração e posteriormente eles buscarão seu apoio. Sem essa de achar que lá fora (da empresa) é uma coisa e aqui dentro é outra. Isso é coisa do passado!

11- Trate todos sempre com AMOR mesmo que alguns colaboradores não entendam e até não reconheçam. Tratar as pessoas com amor não significa fazer o que elas querem, mas tratá-las com dignidade, com a intenção de desenvolvê-las rumo aos objetivos da empresa e aos seus (dela) também. Busque sempre melhorar o ambiente de trabalho em que estiver inserido de forma que o resultado esperado seja alcançado. Lendo este texto pode até parecer simples ou fácil, mas não é. O bicho-homem tem suas mazelas e as coloca em jogo em momentos diversos adicionando um componente complicador. O todo deve ser maior que as partes. Outras palavras são parte integrante e indissolúvel da palavra AMOR: respeito, carinho, correção, cordialidade, amizade, boa vontade, atenção...

Certamente poderia escrever e descrever aqui outras tantas que se sucedem no dia a dia e isso tornaria este artigo enfadonho e sem fim. Estas são apenas as que considero mais importantes.

Liderar é servir sempre!