O TABAGISMO

“Não odeio o cigarro, juro. Ele só está fazendo o papel dele matando os fumantes, ora. Já os fumantes...”
                                       Murillo Leal


O tabagismo é o ato de consumir cigarros ou outros produtos cujo princípio seja a nicotina.  O uso do tabaco surgiu aproximadamente 1000 anos a. C, nas sociedades indígenas da América Central, em rituais diversos. A planta cientificamente chamada de Nicotina Tabacum, chegou ao Brasil provavelmente pela migração de índios tupis-guaranis. A partir do século XVI, o seu uso disseminou-se pela Europa.

Suas folhas foram comercializadas sob a forma de fumo para cachimbo, rapé, tabaco para mascar e charuto, até que no final do século XIX, iniciou-se a sua industrialização sob a forma de cigarro. Seu uso se espalhou de forma epidêmica por todo o mundo a partir de meados do século XX, ajudado pelo desenvolvimento de técnicas avançadas de publicidade e marketing.

A nicotina quando usada por longo tempo provoca o desenvolvimento de tolerância e a pessoa tende a consumir cada vez mais. Alguns fumantes quando repentinamente retiram o consumo de cigarro podem desenvolver a síndrome de abstinência (irritabilidade, sudorese, dificuldade de concentração, tontura etc.).

A fumaça do cigarro contém um número grande de substâncias tóxicas ao organismo. Dentre os principais, citamos a nicotina, o monóxido de carbono e o alcatrão. O uso intenso e constante de cigarros aumentam a probabilidade de ocorrências de algumas doenças   tais como: pneumonia , câncer  (pulmão , laringe faringe esôfago, boca  e estomago), infarto do  miocárdio, efisema  pulmonar, dentre  outras. .

No Brasil estima-se que  15,5% da  população  fume. O câncer  é o segundo maior índice de morte  no país sendo  que 30% desse total é influência da  doença do tabaco. “São  cerca  de 50 000 óbitos  que  poderiam ser evitados pelo  ato de não  fumar”.

A nicotina é o agente farmacológico do tabaco responsável pela dependência física. O processo de ação  desta  droga sobre o Sistema Nervoso  e a dependência por ela causada é  similar a da cocaína e heroína, contudo  ela age  mais  rapidamente chegando ao  cérebro em  aproximadamente nove segundos.  Além destas substâncias estão presentes no cigarro outras 4.729 , que apesar de não causarem dependência, são extremamente tóxicas. São os casos alcatrão (substância cancerígena), do monóxido de carbono, da amônia entre outras.

 A maioria das pessoas que fuma, descreve uma sensação de prazer e de bem-estar. Esta sensação ocorre, pois ao atingir o sistema nervoso, a nicotina desencadeia uma descarga de dopamina neurotransmissora responsável pela sensação de prazer ligada ao ato de fumar. No entanto , com o passar do tempo , o efeito desejado só é obtido com doses  maiores, levando ao desenvolvimento  da tolerância.

O hábito de fumar é muito frequente na população. A associação do cigarro com a imagem de pessoas bem sucedidas, jovens, esportistas é uma constante nos meios de comunicação. Este tipo de propaganda é um dos principais fatores que estimulam o uso do cigarro. Por  outro lado os programas de  controle do tabagismo , vêm recebendo um destaque cada vez maior  ganhando  apoio de grande parte  da população.


“Não se acende a luz do sol com a ponta de um cigarro”.
                                       Felipe Pauluk
               

Ruy Silva Barbosa
Enviado por Ruy Silva Barbosa em 26/09/2011
Código do texto: T3241253
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.