Saudades da Rede Manchete

No dia 27 de março de 1990 estreou a novela Pantanal, a superprodução mais anunciada pela Manchete até então. Nas primeiras semanas de abril, o público mudou de canal e o Ibope soprou cada vez mais a favor da Manchete, fazendo com que a audiência alcançasse uma média de 30 a 40 pontos por capítulo.

O fenômeno Pantanal, pela primeira vez, fez com que, depois de décadas, os telespectadores voltassem a acreditar que uma rede poderia ultrapassar a Globo em audiência e tirar sua liderança absoluta. Sem dúvida nenhuma, os tuiuiús e as belas paisagens hipnotizaram os telespectadores. A luz e a fotografia das cenas impressionavam, ainda mais por atingirem uma qualidade superior à das novelas globais. Além disso, ajudou a segurar o público a trama da mulher que virava onça, do misterioso velho que vivia na mata, do fazendeiro Zé Leôncio à procura do pai, do violeiro que tem pacto com o demônio.

A partir do sucesso da novela, Benedito Ruy Barbosa voltou a ser considerado um autor de peso, Jayme Monjardim virou um mago na direção e alguns atores que até então haviam feito papéis pequenos ganharam fama, chegando ao primeiro time da teledramaturgia nacional, como foi o caso de Cristiana Oliveira – que tornou-se símbolo sexual de 1990 como a Juma Marruá.

Havia críticas à Pantanal e à Rede Manchete por causa das inúmeras cenas de nudez, mas isso não abalou a audiência nem da novela, nem das outras produções da emissora, tanto é que no último capítulo, em 10 de dezembro, a novela registrou no Ibope a diferença de 41 pontos contra 21 da Globo. A ascensão da Manchete representou um faturamento de US$ 120 milhões. Nunca a rede havia faturado tanto como em 1990.

Bons tempos aqueles, em que não “tínhamos” apenas uma opção.

Samuel Silva Teixeira
Enviado por Samuel Silva Teixeira em 09/11/2011
Código do texto: T3326205
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.