O ELENCO É OUTRO, MAS O SERIADO É O MESMO.
(Para exibição e premiação).
    

     A história conta os fatos que se repetem. Se “em televisão nada se cria, tudo se copia”, a política segue a mesma bula para remediar seus males crônicos. Diferença é que os diagnósticos imprevisíveis, adulterados ou não, têm efeitos colaterais mais abrangentes. Mas os manipuladores dessas fórmulas já conhecem os pacientes e com eles trocam receitas.

    A politicagem é mundana e promíscua. A política distancia-se da polis desvirtuando a plebe. O político e o politiqueiro aí se imiscuem no igual e rasteiro discurso: “tudo pelo povo e para o povo”. No povo está o homem objeto. Objeto do plebiscito. Passado isto, povo é massa. E a  massa é simples na sua composição subsistente a pão e água. Circo não é ingrediente; é acessório de que se privilegiam os políticos.

     Os fatos se repetem, a história os recria, a televisão lhes dá nova versão em série. E todos assistem à cópia do que se copia. O episódio em tela tem como protagonista Agnelo Queiroz assessorado por alguns figurantes e, como antagonista, Geraldo Nascimento de Andrade, seu ex-coadjuvante. A história recente ainda mantém viva na memória dos brasilienses outro seriado, Caixa de Pandora, cujo ator principal era Roberto Arruda assessorado pelo coadjuvante Durval Barbosa, que nos capítulos subsequentes passou a Antagonista.

     Este folhetim grotesco, este novelão mexicano em versão candanga, resultará em premiação pela Aacademia de Arte e Ciência da Corrupção, de que Brasília é palco na moderníssima sede da Câmara Distrital, onde a escolha dos incólumes estará a cargo da base de sustentação do governo Agnelo. Dos 24 deputados distritais, 19 compõem majoritariamente a base para blindagem do governador. Há bem pouco tempo o elenco era outro, mas o seriado era o mesmo. E a maioria parlamentar que derrubou Arruda, hoje blinda Agnelo. Tanto no âmbito local, como na esfera federal, não há oposição. A maioria, com ou sem razão, sufoca a minoria e ponto final. Aguarda-se o próximo seriado.
LordHermilioWerther
Enviado por LordHermilioWerther em 14/11/2011
Reeditado em 15/11/2011
Código do texto: T3334877
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.