O BAÚ DO SÁBIO - A ARTE DE SER FELIZ- CONSIDERAÇÔES SOBRE A FELICIDADE

Em todas as épocas, do oriente ao ocidente, todos os homens sonharam sempre compreenderem três questões fundamentais para melhor entender a existência humana: o mistério da vida, o enigma da morte e a chave da felicidade. Para justificar o segredo da vida, criaram e aceitaram um Deus e vários Deuses. Para o enigma da morte esculpiram a existencia de um céu e um inferno e para melhor entender a felicidade, criaram signos e amuletos da sorte. Nem todos os povos acreditavam na existencia de um único Deus. Muitos adoravam animais, deuses antropomórficos e dividindades diversas. E nem todos temiam também a morte. Mas, de consenso, parecia que todos insconscientemente supunham a existencia de uma força misteriosa, algo explicavel apenas pela percepção: o amor traduzido em sentimentos inexplicáveis. Não eram todos também aqueles que buscavam apenas pos tesouros materiais. Na verdade, a maioria, mesmo sem saber o que era, buscava tão somente um pequeno tesouro, tao rico quanto abstrato , a felicidade.

***************

A felicidade, com a evolução, a principio parecia vir das religiões. O homem sonhava por meio da fé ascender ao paraíso. Era o mundo de Deus e dos Deuses com suas idealizações, castigos, sacrificios , bençãos e colheitas. Mais tarde, uma segunda força, a politica, por meio do ordenamento social, prometia iluminar os sonhos de felicidade do homem. Prometia, pela ótica da politica, a ideia de uma felicidade material , acrescida também da possibilidade de uma felicidade espiritual. Paralelamente a estas duas forças, a crença religiosa e a organização social e politica, surgia uma terceira força. A do pensamento e da critica, desenvolvida pelos humanistas, filosofos, artistas e intelectuais que acenavam fortemente com a possiilidade da felicidade do homem pelo homem. Usando e abusando de retóricas, imagens, processos e teses, inundaram a humanidade de tantos conceitos que ao mesmo tempo que contribuiram para torna-la mais culta, também contribuiram para que, paradoxalmente, o caminho da felicidade viesse a tornar-se mais confuso ainda. A favor desta terceira corrente, a do pensamento e da critica, veio uma infinidade de conhecimentos, tecnologias, direitos, noções de liberdade,cultura e artes, de fundamental importância para o avanço da humanidade, mas que também no entanto, por si só, foram, são e continuam a serem insuficientes para a conquista da felicidade humana. No máximo, e com louvor, conseguiram fazer com que alguns homens, não muitos, aparentassem apenas possuir a felicidade. Mas aparentar ser feliz, nunca significará de fato, ser realmente feliz.

**************

Os chineses foram muito sábios ao definirem o conceito de yin e yang e a relação de intercomplementaridade entre eles. A mesma dialética poderia explicar a dinâmica da felicidade como resultante, ora da interação, ora do distanciamento entre ambos, yin e yang ou numa analogia, entre o céu e a terra. Estão sempre unos, apesar da aparente contrariedade existente. Como um momento de distanciamento verdadeiro entre eles, na verdade nunca ocorre, porque yin e yang e céu e terra são complementares, a harmonia sempre acabará prevalecendo. ´Bem ao contrário de uma imensa maioria das relações humanas. O homem torna-se infeliz, porque em sua relação de amor ou outra que seja, fabrica outro tipo de distanciamento, O EGOISMO, não natural e que acabará ferindo tanto a ordem cósmica como a si mesmo. Esse distanciamento do homem em suas relações, surge do não reconhecimento do " Eu " divino. Numa visão holistica , com o rompimento da conexão espiritual com Deus, o homem deixa também de receber a felicidade e suas dávidas.. . Tais dádivas, que seriam a paz, a calma, a tranquilidade e a doçlura, facilitariam a sua ação na terra , tendo como retorno, a felicidade. Por mais que a modernidade e as tecnologias mudem o cenário, por mais que as filosofias e os costumes avancem, estaremos sempre atuando nestes dois polos representado pela existencia de um céu e uma terra. A maior proximidade com esta simbologia do céu , traduzida por fé, irá conferir uma imunidade para uma serie de dificuldades psquicas e fisicas do homem, o que nos leva a conclusão que o homem, por mais que tente, jamais conseguirá ser feliz sem o cultivar de uma espiritualidade.

para ser feliz então, o homem precisa vencer a sua falta de fé, por meio dela, obeter forças para vencer a solidão, o medo da morte, a ignorância, a dor e a infelicidade.

****************

A felicidade surge quando adquirimos também a consciencia da alma humana em seu todo. Tanto das suas grandezas como das suas mesquinharias. Compreender a alma humana não requer tanto esforço ou uma grande iluminação. Basta darmos uma olhada para a nossa. Ai sim como a generosidade que nos vemos, podemos estender ao outro ser e num esforço natural aceitar o caráter fraco de que é provido a maioria dos seres humanos, inclusive nós. Quando deciframos uma alma humana e a aceitamos como ela é, passamos a entender melhor até nós mesmos. Temos então a possibilidade iniciar o resgate daquelees que amamos, como também o nosso. Este resgate dá-se pela aceitação e pelo perdão. haverá possibilidades de reincidências tanto para o erro, como para o perdão. somos compostos de grandes e pequenos sentimentos, capazes de atos generosos e também pequenos e mesquinhos, como até sentirmos inveja pelo sucesso de outros, de inimigos ? Não , as vezes até dos amigos. As vezes nos esforçamos para compensar nossos defeitos, edulcorando as nossas qualidades, mas isso não resolve o problema. Porque lá no fundo, a nossa autoestima não gosta de ser enganada.

É preciso que desenvolvamos em nós o mecanismo de admiração por nós mesmos, não no sentido de egolatria, mas sim com uma analise crítica da nossa real identidade, aspirações e soluções que daremos aos nosso problemas de ordem existencial, independente de sua origem e natureza, e do que podemos perder ou ganhar.

****************

A felicidade está sempre próxima de nós. De uma certa forma, somos infelizes, porque queremos e sobretudo porque desaprendemos a ver a felicidade em sua expressão natural. Porque também aprendemos a cultivar a infelicidade dentro de nós. Poderíamos muda muitas coisas com uma simples palavra mágica: força de vontade. Esse é o priincipal combústivel que move atletas, esportistas, atores, politicos,modelos, empreendores etc. Força de vontade é o que nos falta a todos. Determinação para buscar a felicidade. A determinação nasce do amor proprio, do respeito por nós mesmos, pela valorização da nossa propria opinião. Eu posso parar de fumar, eu posso parar de beber, eu posso parar de fazer dívidas, eu posso parar de amar um amor que não me valoriza, eu posso tudo na mente e na vontade. desde que eu realmente deseje e expresse real esta força de vontade.

Portanto, concluimos que uma das chaves para a felicidade é pura e simplesmente e tão somente ela. a força de vontade.

***************

A FELICIDADE, O HOMEM E A MULHER

O QUE É A FELICIDADE MODERNA ?

CONTINUA DEPOIS

MAURICIO DE AZEVEDO

O BAÚ DO SÁBIO - 10 REFLEXÕES PARA A FELICIDADE MODERNA

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 15/11/2011
Reeditado em 16/11/2011
Código do texto: T3337939
Classificação de conteúdo: seguro