O BAÚ DO SÁBIO - A VIDA , O DESNUDAMENTO E O AUTOCONHECIMENTO

A vida é uma obra de arte? Sim, a vida é uma obra de arte e pode ser admirada, questionada, causar paixão, amor, ódio, ternura e medo, poesia e assombro, suspiros e arrepios. A vida, pode ser admirada nas telas de Hyeronimus Bosch, o qual considero o maior e mais surpreendente dos grandes mestres da pintura. Genio, filho e neto de também de pintores, Bosch foi considerado herege e acusado de pertencer a seitas secretas. Foi um dos precursores do surrealismo. Nas suas telas mágicas vagam criaturas fantásticas com ares angelicais, demoniacos e santificados. Em suas pinturas o homem, é atraido para prazeres sensoriais, buscando neles , a essencia da vida, sem saber escoher qual o caminho correto e que poderá conduzi-lo a felicidade, o amor e a paz. Assim , somos quase todos nós na imensa maioria da humanidade,

**************

Qual a civilização mais rica. A do Oriente ou a do Ocidente? qual das filosofias é a mais culta ? Qual das civilizações possui maior espiritualidade. ? Analisando no passado e confrontando também com a atualidade, vemos a questão como fácil de responder. Ambas são igualmnente ricas e cultas. Ambas culturas e povos são ricos. Certamente com a aproximação das duas culturas no século xx, e mais notadamente na decada de 60, houve uma valorização da cultura oriental, sem precedentes. Mas hoje percebe-se que paira uma analise mais tranquila da equivalência e importância de ambas. Ao contrário do que parece a muitos, ambas apresentam muitos pontos de convergencia. As duas culturas apontam a existencia de estados paradisiacos da alma. O oriente,num simples exemplo, nos deu a importância da paciencia, da necessidade de contemplarmos a

natureza e a ela integrar-se. O ocidente nos deus a dinâmica, a velocidade da ação, das invenções, das revoluções na área da saúde e o poder de questionarmosm interferirmos e transformarmos a natureza em beneficio do homem, no que é seguido agora pelo oriente.

obviamente ambas precisam rever posturas urgentes em relação a natureza, mas ambas em igual objetivo, buscam levar o homem a alcançar a iluminação e a felicidade.

********************

O Oriente deu-nos o autoconhecimento, a busca do eu profundo para atingir a iluminação. Deu nos inúmeros mestres como Buda, Confucio, Lao-Tsé , krisnamurth , Gandhi e muitos outros. A concepção do autoconhecimento norteia o avanço da meditação no mundo inteiro. O Ocidente deu-nos a idéia do desnudamento, representado na simbologia dos santos católicos, que em seus rituais de despojamento para a vida cristã, assumiam a ruptura com a vida mundana para ascender ao paraíso dos simples. Ambas filosofias com suas meditações e orações são de grande importãncia para o homem. Talvez pareça para nós um pouco distantes nos dias atuais, mas esta importancia que dou ao desnudamento dos santos catolicos é importantissimo, porque nortearm durante seculos as noções de fé no ocidente e representam mentalmente uma atitude inicial e fundamental para um mergulho maior no autoconhecimento. A dificuldade de estabelecer uma transcedencia de imediato, nos coloca no campo das orações e forma de obtermos elementos que nos fortalecerão ante o caminho do autoconhecimento.

CONTINUA DEPOIS

MAURICIO DE AZEVEDO

O BAÚ DO SÁBIO

DEZ REFLEXÕES PARA A FELICIDADE MODERNA

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 16/11/2011
Reeditado em 16/11/2011
Código do texto: T3339266
Classificação de conteúdo: seguro