O BAÚ DO SÁBIO - OS TRÊS SERES INTERNOS E A FELICIDADE MODERNA

OS TRES SERES INTERNOS - Observando a psiquê humana, acabamos detectando a existencia de trÊs seres internos em nós. Não tratamos aqui da classica divisão de Freud em relação ao ID, Ego ou Superego, e sim de trÊs seres internos e diferenciados entre si. O pri-

meiro ser que nos habita é o SER REAL. Existe dentro e fora de nós como o ser comum, com identidades, documentos, vida pessoal e emocional. Por ser materializado, possui corpo fisico, laços sociais e familiares, como também emoções. O segundo ser que nos habita, e que não é possivel visualiza-lo é o SER IDEAL. Um ser que secretamente desejamos ser, ou temos vontade de nos aproximarmos dele. Idealizado tanto fisicamente, como emocionalmente, este ser é visto como aquele que poderia nos conduzir a felicidade total. É um ser que nos habita, e surge mais frequentemente em momentos de crises existenciais. Ficamos a imaginar que se fossemos daquela forma, tudo seria diferente. O terceiro ser que nos habita é o SER POSSIVEL. Ele nasce da seguinte forma. Na impossiblidade de uma vida feliz com o nosso ser real, na dificuldade também de atingirmos o ser ideal, acabamos sempre no impasse da frustração. É ai que surge uma equação interessante e imaginária. Deduzindo-se do ser ideal, o ser real, podemos establecer ou melhor, reconhecer o ser possivel que habita dentro de nós e que poderá finalmente ser constituido. Este ser , o mais interessante de nós e pouco conhecido,já vive adormecido dentro de nós. De vez em quando, tentamos despertá-lo, é quando nos propomos a algumas mudanças de habitos, rotinas e emoções que acabam nunca ou então dando resultados aquém do esperado. Podemos dizer que os processos emocionais e sociais que vivemos contribuiram para manter este ser possivel na obscuridade .

mas com paciencia e amor por nós mesmos, podemos impulsionar este ser possivel a vida, gerando as pequenas e grandes transmutações que poderam nos levar a uma felicidade maior, seja em termos de uma vida saudavel em familia ou uma felicidade propiamente dita como conjugal. De vez em quando, encontramos pessoas que deram viradas radicais em suas vidas, aparecem belas, saudaveis, mais felizes...elas descobriram o ser possivel. É possivel pensar nesta transmutação fisica e emocional e a ela nos dedicarmos. Basta que nos amemos mais.

**************

UMA MENTE MENOS LENTA E MAIS ÁGIL - A realidade é composta de matéria e espiritualidade e quando ela não é compreendida devidamente, o que ocorre na maioria das vezes, acaba fazendo com que coloquemos pesados véus escuros na nossa mente, na nossa vida e nos nossos sonhos. Acabamos assim aprender a gerrar processos de infelicidades continúos. Ser feliz é por-se em ação. Em movimento, literalmente falando, emocionalmente constatando. As especulações, filosoficas, religiosas e psiquicas quando não analisadas e decodificadas corretamente ao nosso sentir, acabam fomentando um mundo distante da realidade. A importância de ações concretas, ainda que apoiadas em metas, metas são boas, quando uma de cada vez - uma meta bem aplicada gera resultados paralelos- é porque só por meio delas podrremos redirecionar o movimento das nossas vidas. Por se em ação, urgente e imediata, representa ganho de tempo para consolidação e usufruto dos beneficios alcançados. A mente nossa tende a ser lenta, devido a um processo longinquo que a coloca como orgão pensante...a mente deve por-se em movimento, gerando ação constante. a FELICIDADE MODERNA e iluminada não é uma busca filosofica apenas. É uma busca espiritual apoiada fortemente na prática da ação.

**********************

O QUE É A FELICIDADE MODERNA ? - A felicidade na concepção clássica que conhecemos estave sempre inserida em um quadro de posse. Esteve e de certa forma continua. A posse de alguma coisa como certficadado de felicidade. No entanto, após a posse, vem a frutração....outro desejo, outra vontade. No principio da humanidade, a posse do alimento, posteriormente da femea e com a evolução da sociedade, de uma familia. Embora o patriarcado imperasse, a mulher como sempre seria ao longo da história , base importante e fundamental para a estrutura desta felicidade. Algumas sociedades matriarcais diferenciavam os conceitos, porém mais restritos ao poder, do que a felicidade em si. Temos então a visão da felicidade idealizada que sobrevive até hoje nos comercias de margarina e a felicidade idealizada do amor, via romances e novelas . Com os avanços socias, a transofrmação imposta pela Revolução Industrial e a ida da mulher para o mercado de trabalho, o quadro da felicidade idealizada começou a ter seus pequenos abalos e rachaduras. O feminismo deu um golpe quase fatal neste lindo quadro. até que no seculo xx, iniciou-se as correntes filosoficas e sociais que alguns chamam de ' O TRIUNFO DO INDIVIDUALISMO ". Na verdade, nada mais é do que a vitoria do ego, como resposta exacerbada a massificação intensa a que o ser humano foi submetido desde a Revolução Industrial, onde passa a perder traços de sua identidade, como parte de uma produção em escala feita pela sociedade, semlehante a das maquinas. Esses seres iguais, com necessidades e sonhos iguais atenderão perfeitamente a voracidade requerida pelo capitalismo e os meios de produção. Importante que se diga, importantes em muitos aspectos.

A FELICIDADE MODERNA , portanto, deriva desse Triunfo do Individualismo e do ego, mas por suas vez, dispensa os excessos, os defeitos egoicos e parte para o assentamento de bases espirituais e sociais que a garantam de forma individual e não massificada. Resumindo, a FELICIDADE MODERNA, é o direito de cada ser humano particularizar a sua visão e pratica de felicidade, de escolher e personalizar a sua felicidade, dentro dos padrões que a ele convém e o satisfaz. O signo verdadeiro da felicidade moderna, concretizado pelo existencialismo, é o exercicio livre do poder de escolha, isento de influencias religiosas, espirituais, sociais, geneticas, familiares, morais. Dentro do conceito da Felicidade Moderna, a velha imagem dos papeis correspondentes de homens e mulheres preocupados com a prole perdem grande e significativa importancia. Hoje, pode se ser feliz, sózinho, isolado nas montanhas, com filhos, sem filhos, com uma pessoa do sexo oposto, para outros com uma pessoa do mesmo sexo, com religião ou sem religião. Na FELICIDADE MODERNA , o ser humano biusca a chave de si mesmo, busca a idendidade que ele acredita ter sido usurpada pelos processos socais de massificação. Na Felicidade moderna, ele responde igualmente pelos ônus da sua escolha, não cabendo culpas a religiões, sociedade ou ao meio. A FELICIDADE MODERNA, como feflexo de uma sociedade moderna e altamente competitiva e tecnológica, é um processo irreversivel. Temos que pensar quais os pontos positivos em que esta visão nos apoia em busca da nossa felicidade. DEUS , SEMPRE DEVE ESTAR NORTEANDO ESTA BUSCA....ELE NÃO É MODERNO, ELE CONHECE O CORAÇÃO DE CADA PESSOA......Que fique claro e nitido a todos : DEUS !

CONTINUAÇÃO DEPOIS

MAURICIO DE AZEVEDO

O BAÚ DO SÁBIO - DEZ REFLEXÕES PARA A FELICIDADE MODERNA

MAURICIO DE AZEVEDO
Enviado por MAURICIO DE AZEVEDO em 01/12/2011
Reeditado em 02/12/2011
Código do texto: T3366350
Classificação de conteúdo: seguro