POR UMA TELEVISÃO QUE NÃO SÓ EXPLORE OS FATOS NO CALOR DA EMOÇÃO

Outro dia fiquei a pensar como os meios de comunicação,em particular a televisão pode contribuir mais ainda além do que contribui. Falo a TV porque ela abrange uma grande gama de pessoas. Embora as redes sociais cada vez mais ocupam espaços muito importante nos dias atuais ,mas mesmo assim,a televisão continua ocupar um espaço considerável. Não é ato que a Rede Globo foi cerceada por políticos de Brasilia quando o programa Bom dia Brasil colocava a seguinte frase na voz do locutor "Vamos mudar os parlamentares na próxima eleição.Eu disse todos! Vamos colocar caras novas e não profissionais do esbanjamento do dinheiro público!! Desta vez vai!!!"

Foi o suficiente para que abalasse as estruturas do poder e freasse a ousadia da emissora mais poderosa do país.

Dando continuidade esta reflexão,assisto programas jornalísticos de várias tendências,entre os quais os que falam das enchentes que levam todo um esforço despendido durante anos e anos por famílias de classe média baixa para conseguir comprar seus móveis e imóveis.

Nós como telespectadores ficamos tristes ,e no meu caso particular,curioso em saber no vai tudo aquilo. Além disso,vemos na mesma reportagem autoridades falando que as pessoas que ficaram sem suas casas receberão uma quantia para alugarem e se abrigarem.O que na verdade na maioria das vezes é um engodo,pois a própria reportagem mostra alguns dias depois a reclamação geral dessas pessoas quanto ao valor pago,dessa forma os desabrigados ficam sem moradia por conta da falta do baixo preço como também da falta de credibilidade das autoridades junto aos donos dos imóveis. Outro dia li ou vi na TV que a prefeitura de um município ofereceu duzentos reais as famílias.

Outro tipo de reportagem é os chamados policiais. Assistimos vários tipos de violência,e muito deles o algoz não são punidos. Assim é também com as escolas com vários tipos de problemas,os hospitais e outras questões do interesse do cidadão.

Mas a onde quero chegar com tudo isso? Simplesmente que a televisão tenha a mesma preocupação que dar com o furo ou a novidade dos fatos ,tenha também o compromisso de cobrar das autoridades envolvidas o resultados positivos para as pessoas afetadas.

Certa vez a Rede Globo tentou ,mas não levou avante no seu programa Globo Reporte ,cujo o titulo era, "Cobrança amigável". Não seria o caso de se ter um programa específico nas redes de televisão sobre sobre os casos não resolvidos ou pendentes,e dessa forma não deixar morrer no esquecimento os fatos que foram explorados no calor da emoção.

inclemente
Enviado por inclemente em 22/04/2012
Código do texto: T3627026