QUAL É MESMO O RETRATO FIEL DO IDOSO NO BRASIL?

Dados estatísticos mostram que estamos vivendo cada vez mais,que bom,isso mostra que o país está melhorando a sua qualidade de vida,ou seja,ser idoso no Brasil é uma realidade.

O que não faltam são programas de televisão falando da melhor idade,palavra que substitui o termo velho,idoso,(mais um uso do eufemismo para disfarçar os termos que não soam bem aos ouvidos dos membros da sociedade).Esses jovens senhores se acabam nas academias,nos salões de dança,programas de viagens turísticas são feitas especialmente para eles. É uma nova realidade para o idoso. Mas a pergunta é,será mesmo que estamos vivendo essa maravilha toda? Por ondem andam os outros idosos?Nos asilos ? Nas casas de repouso? Nos lares ondem são considerados um peso? Será mesmo que eles estão desfrutando a melhor idade?

Alguns anos atrás assisti-amos nos meios de comunicação reportagens sobre os mal tratos nos idosos ,mas isso eram noticias factuais .Hoje a tendência ou ideologia é de se propagar a velhice saudável,o bem estar,o que não é errado,porém, por outro lado, é preciso entender que temos muitos problemas em relação ao idoso. Infelizmente ainda não temos ainda uma cultura de respeito aos mais velhos,embora há de se ressaltar que houve sim uma preocupação do Estado em colocar leis de proteção ao idoso. Contudo,pelo que saiba não existem leis que obrigue ninguém gostar,de não ter preconceitos os mesmos.

Temos e muito idosos enclausurados pelos cantos e recanto do Brasil. E a rejeição,com raras exceções ,é clara nas famílias.

Mesmo para aqueles que podem pagar em casas de repouso o tratamento não é dos melhores. Há relatos de instituição de renome que deveria tratar seus clientes com mais respeito,senão pela idade,mas pelo que pagam a essa rede. Só a mensalidade era na época era de oitocentos reais,mas hoje é muito mais. O que se observa nessa instituição é o pouco caso. Os quartos são diminutos e simples,com apenas uma pia,um sanitário. A merenda quem quiser que compre. As refeições básicas como o almoço por exemplo é de péssima qualidade,levando os idosos que podem sair almoçar em outro lugar. Quanto a segurança com os pertences dos dos clientes é péssima.Uma senhora fechou seu quarto e deixou mil quatrocentos e cinquenta reais,quando voltou não encontrou,fora furtado por um dos funciona´rios,mas não teve como comprovar,porque quem viu disse que não iria testemunhar para não se complicar. A direção nada fez para investigar.Nas reuniões feitas com os parentes ou responsáveis pelos idosos ,proíbe a presença dos interessados ,numa dessas reuniões uma cliente ousou participar e começou a verbalizar sobre os problemas desta casa ,mas em tudo em que ela falava a assistente social rebatia.

Em um dos quartos foi encontrado uma ratazana,foi um maior susto.Mas nada foi feito para minorar sobre essa situação.Outra situação que me deixou perplexo foi quando uma senhora caiu em seu quarto,foi levada para o hospital,e lá ficou até falecer,e ninguém da direção foi lá para visitá-la.

Somos um país democrático,mas que falta cidadania,somos um país democrático ,mas que falta estender a democracia.

Será que os idosos estão tão bem assim como dizem os meios de comunicação? Qual é mesmo o retrato do idoso no Brasil? É aquele que estão nas academias,nos salões de dança,nas viagens turísticas ou nos cantos enclausurados dos lares, das instituições ?

inclemente
Enviado por inclemente em 29/04/2012
Código do texto: T3639746