O CARNAVAL

PALAME-ESPLANADA-BAHIA 31 DE JANEIRO DE 2007

O CARNAVAL

O mundo vibra de alegria com o fascinante carnaval, um misto de realidade e fantasia, período em que os foliões celebram o majestoso reinado de Momo à sua maneira nas ruas e nos salões, com uma alegria espontânea e imprevista, O carnaval é uma expressão pessoal, uma demonstração destacada da religião, uma prova do sentimento artístico.

Com vestígios de cerimônias pagãs.

O carnaval surgiu de forma grotesca, brutal de uma mistura ruidosa, e colorida de crenças, costumes e tradições de fundo místico, envolvendo o antigo Egito e outras vetustas civilizações como Grécia, Roma, China e a lendária Índia, Oriundo de rituais pagãos como as festas em honra a Baco, Pan, Saturno e outros deuses e semideuses, mergulha nas raízes de suas fantasias.

O carnaval brasileiro trazido pelos portugueses através do brutal Entrudo, e uma das importantes manifestações de nossa cultura popular. É considerado o maior do mundo, uma festa de cores ritmo e sensualidade decantada em prosa e verso desde os tempos da Monarquia, embora a figura soberana do Rei Momo tenha surgido em pleno período republicano.

Atravessando várias épocas o carnaval foi sempre uma festa com zabumbadas, pandeiradas, gaitadas, gritos, berrarias. Evoéé! Desabafo grosseiro da massa. Alegrias reloucada e pagã.

Então com tudo ganhou fama e popularidade através dos cordões grandes, sociedades, blocos e ranchos carnavalescos.

Predominado com umas misturas de varias crenças, ritmos e cores.