Começar de Novo


Resumo
Há imprevisto de professores bem classificados escolherem todas as aulas a que têm direito, outros ficarem sem ter as aulas na escola em que já trabalha  há tempos ,sendo obrigado a ficar adido (à espera de classe ou de aulas). Os problemas não rondam as escolas, eles invadiram e estão tomando conta da situação.
Falta de material. Carteiras sujas, pichadas.
O livro didático oferecido, é escolha do professor do ano passado.



Nas escolas de todo o Estado de São Paulo, hoje é o primeiro dia de exercício para os professores que são efetivos – prestaram concursos e se tornaram “membros vitalícios” do quadro dos funcionários públicos do Estado- dos que se efetivaram no último ano – esperavam o concurso que até que em fim aconteceu – e dos removidos, aqueles profissionais que no ato da escolha da escola em que vão trabalhar, por falta de opção no momento, escolhem escolas longe de suas casas e são obrigados até a escolher uma escola em outra cidade o que dificulta sua vida particular e muito mais a profissional- passam por um concurso em nível de estado e por classificação indicam as escolas de sua preferência em locais mais próximos de onde mora. É uma movimentação para acomodar os profissionais para que possam desempenhar suas funções com qualidade e tranqüilidade.
Então, hoje e esta semana esses professores estarão escolhendo suas classes para o ano de 2007. Escolhendo, não é bem o termo; é atribuição de classes para os professores de 1ª a 4ª série e de aulas para os professores de 5ª série e ensino médio.

Atribuição porque o diretor tem o direito de atribuir determinadas salas a determinado professor, levando em consideração suas habilidades para tal ou qual classe. Logicamente que um Diretor democrático deixa para o professor a tarefa de escolher as séries ou as classes em que ele pretende desenvolver seu trabalho.

As ansiedades desse dia são enormes. Há imprevisto de professores bem classificados escolherem todas as aulas a que têm direito, outros ficarem sem ter as aulas na escola que trabalha sendo obrigado a ficar adido (à espera de classe ou de aulas). Essa situação é angustiante pois o professor se preparou, fez concursos e por causa da atribuição ou escolha fica sem oportunidade e tem que se voltar para a Diretoria de Ensino a que está jurisdicionado e lá concorrer à classe ou aulas em escolas que às vezes não sabe onde fica, tem que escolher mais de uma escola e se deslocar o ano todo entre uma e outra ou outras.

É complicado. O nível do estresse é muito grande e já se começa o ano nervoso. Ou por que escolhe onde não queria ou foi para muito longe de casa ou, ainda pior, fica sem trabalho, até que apareça um professor que deixou sua sala para a substituição.

Por que o professor escolhe e deixa sua classe ou aulas? Porque ele tem direito de ser designado diretor, vice-diretor, professor coordenador pedagógico e deixa sua escolha de lado para a substituição. Também é o caso da professora gestante, que tira a licença por cento e vinte dias, licenças saúde, licença sem remuneração para tratar de assuntos particulares. Todos, são casos de substituição que serão por professores contratados em caráter temporário (act).

O começar de novo repete os problemas que rondam as escolas e seus profissionais. Os problemas não rondam as escolas, eles invadiram e estão tomando conta da situação.
Começar de novo com salas sujas – falta de funcionário. Falta de material. Pensam as autoridades que o material pedagógico é somente três cadernos de 100 folhas, três lápis, uma borracha, um caderno de desenho de 50 folhas, uma régua de trinta centímetros. Nem uma folha de papel sulfite, para uma xerocópia em estêncil para mimeógrafo, nenhuma folha de papel quadriculado para as primeiras séries pelo menos que dura menos de um mês, dependendo da atividade Nada de material de educação artística. Nenhum material de educação física a não ser a bola, que na maioria das vezes é imprópria para o jogo a ser trabalhado. A lousa com pontos e manchas brancas ou enceradas pelos alunos o que dificulta a escrita com o giz branco ou colorido. Os banheiros ainda estão em reformas (demoradas). Salas sem pintura, todas pichadas, um horror. Dá dó. Carteiras sujas, pichadas.

O livro didático oferecido, é escolha do professor do ano passado. Este ano o trabalho será feito com livros escolhidos por outros profissionais com idéias diferentes das suas, posicionamentos diferentes. Ainda por cima os livros já foram usados e estão em sua maioria “detonados”, os que causam mal estar no novo “usuário”. A expectativa de receber um livro seu de ser o primeiro a manuseá-lo, foi para o espaço. Parece que o aluno pobre tem sempre que se ocupar dos restos mortais de outros.

Digo isso porque a criança quando recebe uns livro seu só seu ele tem um grande carinho, ela cuida, admira a capa, as figuras; a sensação do livro próprio é única É diferente de você querer um livro usado e comprar em um sebo, ou até solicitar o empréstimo de livro usado. È interessante que eles adoram os livros da biblioteca, que são manipulados por todos e emprestados a todos, mas quando se pede para usar o livros didático... é terrível.

Começar de novo, vida nova, expectativas novas, promessas novas de melhorar  mas, com problemas velhos que parecem sem solução!