AMOR E CHOCOLATE

(tema encomendado)

Muitos já devem ter escrito sobre o tema. Há quem diga que existe filme a respeito. Desconheço o filme (se existe) e o tema também.

Por mais exótico que o título possa parecer, tudo pode ter uma consonância, depois de se meditar e escrever algo a este respeito.

Literalmente na se vê ou não se percebe nada de semelhante entre amor e chocolate, nem mesmo no amor em seus três graus ou três sentidos – o sacrificial, o fraternal e o erótico. É possível que alguém, satiricamente, possa já haver escrito sobre o chocolate e amor erótico e até possa ter “descolado” uma “graninha” extra com as suas loucas elucubrações. Mas, teoricamente podemos vislumbrar algumas semelhanças e umas diferenças entre ambos.

É possível divagar e criar-se com os dois, histórias, cenas de teatros e fantasias exóticas, mas é mais saudável tecer comentários proveitosos e salutares.

Num artigo, pode-se idealizar umas teorias com suas semelhanças e diferenças, sem ofender ninguém, apenas divertir um leitor, com algumas amenidades. Em breves palavras vamos ao tema.

O amor se manifesta nas ações e gestos bondosos de quem realiza tudo sem interesse. O chocolate, por não ser pessoa, nada pode realizar.

O amor é preciso ser cultivado. O chocolate, por se produto de matéria primitiva já foi cultivado em sua origem, pela indústria, ao ser extraído do fruto do cacaueiro.

O amor não tem validade, principalmente, se engendrado no coração. O chocolate perde a validade, sabor e eficácia, com o passar do tempo.

O amor está sempre no íntimo de todas as pessoas de todas as gerações, em todo o globo terrestre. O chocolate pode estar (ou não, o pobre dificilmente o possui), na boca dos bebês e da juventude que aprecia degustar um sabor quase universal.

O amor é linguagem da humanidade, sendo também um lance de quem joga no time dos sentimentos mais sublimes dentre as pessoas que cumprem as leis de Deus e da solidariedade ao próximo. O “chocolate” é linguagem de algumas pessoas, principalmente dos comentaristas de futebol, que divulgam um drible especial de um atleta de campo futebolístico. (Na linguagem figurada do futebolismo trata-se de um drible de classe de jogador sobre o outro).

O tema “amor e chocolate” estão juntos no invólucro do bombom “Amor” da Empresa de Chocolates “Garoto”, no bairro da Glória – Vila Velha (ES), mas podem estar num artigo, poema ou poesia de quem aprecia criar idéias fantasiosas da vida.

O chocolate é pó que pode ser soprado pelo vento, mas o amor não se sopra com os lábios ou com a fúria de uma ventania qualquer. Dificilmente se afugenta o amor. Ele “é mais forte do que a morte”, diz o texto sagrado de Eclesiastes, escrito pelo sábio Salomão.

O amor não é somente uma pasta viscosa ou seca, tal como o fruto do cacaueiro, pois o amor não cabe em uma caixinha bruta, embora natural de uma árvore rara, que só medra em algumas regiões destes brasis, mas se comporta naquela preciosa “bomba”, que é a sede dos sentimentos humanos (o coração) – figurando o coração metafórico, porque não se trata do coração de músculo, nervo e sangue, pois é o impulsionador das virtudes ou a mais sublime das virtudes – o amor instalado nos corações.

Muniz Freire, 23 de novembro de 2006.

Fernandinho do forum