DIVERSIDADES (EC)
 
  
 

 
O termo “Diversidade” é muito abrangente, quanto à variedade de ideias, comportamento ou ambiente. Sua aplicação varia de acordo com os tipos e campos em que nota-se a existência de diferenças individuais.
 
Desde que vim para esta cidade, há quarenta e dois anos, resido no centro nervoso da metrópole e convivo com as diversidades, no campo da sexualidade, cultura, lógica e psicologia, posto que, em uma cidade como São Paulo, esta realidade é cotidianamente comum.

No campo da sexualidade, vejo uma infinidade de travestis e prostitutas que buscam seu meio de sobrevivência no centro das grandes cidades, onde maior número de pessoas circulam diuturnamente.

  
Podemos identificar, também, a diversidade no campo filosófico, onde se destacam o pensamento e ideias livres de qualquer padrão imposto pela sociedade ao indivíduo que luta por seus direitos nem sempre compreendidos por outrem. E no campo da Psicologia, onde se confundem as ideias de heterogeneidade e singularidade. No campo da Biologia, o assunto que vem se solidificando a cada dia, da biodiversidade.

Há os casos de desigualdade social (que não se pode confundir com diversidade), onde se destacam os “sem teto” (homeless), que são famílias inteiras vivendo nas ruas da cidade, como pedintes, catadores de papel, etc., por falta de oportunidades de desenvolverem seus potenciais em outro tipo de vida, mais digno e estável e ainda os que caíram no vício da bebida e das drogas, sem condições psíquicas de buscarem readaptação no mundo dito “normal”.

 
Enfim, as diversidades estão aí, saltando aos nossos olhos e devemos respeitar a todo e qualquer tipo que se manifeste dentro ou fora de nosso ambiente e, por que não dizer, até mesmo dentro de nós.



 
(Milla Pereira)



Este texto faz parte do Exercício Criativo
Diversidades”.
Para conhecer os demais textos, acesse:
(http://encantodasletras.50webs.com/diversidade.htm)




 
ÓTIMA SEGUNDA-FEIRA A TODOS!