MINISTRO JOAQUIM BARBOSA

Dia 22 de novembro de 2012 - O Ministro Joaquim Barbosa assume a Presidência da Suprema Corte Brasileira.

Permita-me Excelentissimo Ministro usar de um tratamento bem simples. Quem diria que o negão de capa preta meu herói e, acredito, que para todo povo brasileiro de vergonha, você também é um herói. A grande maioria dos Ministros do STJ também o foram. De qualquer modo a gente deixa as exceções de lado.

Você Joaquim, o negão, possivelmente indicado para o Supremo por um ato demagógico e você a partir daí passaria a ser o primeiro negro brasileiro Ministro da Suprema Corte. E você não precisou de cota para negro para chegar onde chegou, não foi Joaquim?

Quando nós brasileiros vamos chegar a ter uma política educacional básica, séria e de responsabilidade, para que esta vergonha que está ai não precise ser encoberta por malabarismos políticos de cotas para "negros", "brancos", "indios" criando diferenças (ou melhor dizendo, um racismo induzido) em nosso povo orgulosamente miscigenado.

Quando teremos um nível de educação para todos em igualdade de condições?

Você Joaquim, junto com a maioria dos Ministros do Supremo inaugurou uma nova era na Justiça Brasileira, você junto com eles mostrou que gente alta "de curriculum", como afirmam, e se sentem injustiçados (de que?) são iguais aos pobres e negros, mulatos, cafusos, etc. são iguais perante a lei quando prevaricam.

Você levantou o brio dos demais ministros e não se intimidou com manobras políticas espúrias e demagógicas. Você e eles mostraram que a justiça está acima deste ou daquele partido. Ou dos que acham que são superiores à Lei.

Você Joaquim não é negro, você tem pele escura, como todos os miscigenados desta Nação, que expressam seu fenótipo, dependendo de uma maior ou menor contribuição do genótipo e que, a partir de agora, começa verdadeiramente a desabrochar como um País que um dia vai orgular seus filhos diante do contexto das grande nações.

Mesmo considerando você um negro puro este fato é um motivo de orgulho pelo menos para a maioria dos Brasileiros.

Tenho pele branca, mas meus ascendentes são afrodescentes, indios descendente e ibérico brancos descendentes, todos fazendo a maior Nação miscigenada da face da terra, pois mesmo algumas etinias mais conservadoras que aqui vivem, uma boa maioria encontra-se miscigenada com nossas raças básicas.

Todos são iguais perante a Lei, pelo menos este é o principio maior da Nossa Carta Magna, que o STJ soube aplicar nesta "Ação Penal 470"

Confesso que ao ler o noticiário as lágrimas vieram-me aos olhos, vendo a fisionomio alegre e orgulhosa de sua querida "maezinha", como você se referiu a ela e a satisfação e alegria de terem em sua família um filho e irmão de coragem, atual Presidente da Suprema Corte do Brasil.

Meu Herói é Negão e veste toga preta.

Com muito respeito

Judas Tadeu de Medeiros Costa

Recife - Pernambuco.