A humildade do sábio

O sábio sempre é humilde enquanto o indivíduo sem sabedoria sempre é muito cheio de si.

Geralmente este é o diferencial entre um e outro.

Conheci dois palestrantes: um deles, de certo modo, me incomodava. Após suas palestras se reunia com alguns amigos e, constantemente, perguntava o que tínhamos achado da palestra, se tínhamos gostado se concordávamos com o ponto de vista que ele havia colocado naquela questão, etc.

Para ser sincero, eu não entendia porque ele fazia aquilo e de primeira mão eu discordava dele, eu pensava que se ele não confiasse nele mesmo e em seu potencial estava no lugar errado.

Logo depois ele foi transferido, não tive contato com seu sucessor mas o conheci, participei de algumas palestras dele e, no final de cada palestra, ele chamava algumas pessoas; e diferente do outro palestrante ele não perguntava o que achamos e sim se gabava de estar onde estava, de fazer o que fazia, ele tinha em sua cabeça a certeza de que estava arrebentando e que suas palestras eram o maior sucesso.

Mas este segundo era o oposto, ele falava algumas coisas sem sentido, outras que não tinha muito a ver com alguns assuntos.

Só então entendi que o primeiro era sábio e grande, mesmo apesar de arrebentar, sempre estava perguntando a fim de melhorar e se desenvolver mais e mais.

Resumindo: o grande homem, a grande mulher, o ser sábio sempre tem a consciência que nunca sabem o bastante e que sempre haverá em algum lugar e, com alguém, muito o que aprender.

PH SOUZA
Enviado por PH SOUZA em 11/12/2012
Código do texto: T4030535
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2012. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.