PROFISSIONAIS ESTRESSADOS

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

É sempre importante toda e qualquer pessoa conhecer o que atualmente chamamos de SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado, no tocante a sua origem, seus sintomas, suas causas e seu tratamento, se é que tem tratamento. O SPA está presente em todas as atividades profissionais e pessoais do cidadão moderno em qualquer parte do mundo, isso não dependerá de raça, cor, religião, sexo, etc, onde tem o ser humano, aí ele aparece inevitavelmente. Assim sendo, por exemplo, quando foi que você enquanto pessoa de carne e osso esteve relaxada, tomando um banho de praia, ouvindo uma música (segundo o seu gosto musical) deitado na cama, na rede na esteira, condicionamento física em casa ou em uma academia especifica, curso de dança, de pintura, praticar esportes, assistir um culto religioso de sua denominação, viajar, assistir televisão, conversar com os amigos, com os vizinhos, com os alunos, com os clientes, etc, sem pensar em outra coisa ou em nada, a não ser ouvir a música de sua preferência? É claro que possivelmente não tem lembrança deste momento simples para uns e de vida de marajá para outros, não é mesmo? Durante a noite você deve ter insônia, leva para a cama seus problemas diários, nunca tem soluções para os mesmos durante o dia, é a luta cotidiana do sonho sonhado, pois, se durante o sono você tiver algum sonho, sonha justamente com suas atividades laborais, uma vez que se trata de seu problema central em todos os pensamentos e ações diárias. Em sua casa, seus familiares: esposo, esposa, filhos, pais, etc., reclamam que você anda muito chato não é mesmo? Isso significa que você está sempre estressado e como sempre anda irritado com coisa pequena e que jamais tem motivo aparente para justificar o seu comportamento negativo de agredir as pessoas de sua intimidade pessoal ou até mesmo profissional. E isso é uma constante na vida de milhões de pessoas em todo mundo. Aqui no Brasil, um país com aproximadamente duzentos milhões de habitantes já nesta primeira década do século XXI, onde todos querem um lugar ao sol, onde um jogador de futebol profissional, por exemplo, ganha mais do que a soma dos salários mensais de todos os presidentes dos três poderes da República Federativa do Brasil, juntos. Por outro lado, existem cursos superiores de primeira e de segunda categoria, levando-se em consideração o valor pago mensalmente aos seus portadores de tais títulos, a saber: um médico, um advogado, entre outros profissionais graduados, em sendo funcionário público e/ou não recebe mensalmente de trinta a cinqüenta vezes mais do que um professor portador igualmente de um titulo de nível superior. Disso não tenha dúvida, não precisa ir muito longe para ter tais informações comprovadas. E isso leva ao estresse também.

Bem, vamos relaxar, levando-se em consideração tais argumentos. Não é momento de ficar assombrado, pois, o sofrimento advindo do SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado, pode estar lhe visitando todos os dias e em todos os momentos de sua vida pessoal e profissional. É tempo de tentar relaxar, fazer outras atividades, ouvir músicas, assistir um filme, fazer um passeio, tirar unas férias, etc.

É certo que o SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado é uma doença dos novos tempos na humanidade, porém, ela não é genética e encontra-se principalmente na vida urbana das grandes e pequenas cidades em todo mundo.

A vida pacata de uma cidade do tipo São Miguel de Taipu/PB, já é muito diferente da vida na cidade de Santa Rita, de João Pessoa e muito pior nos do Rio de Janeiro, São Paulo, Nova York, não é mesmo? Existem pesquisas informando de que cerca de 25% dos moradores de São Paulo, sofrem desse mal e tem dez ou mais sintomas de estresse (Equipe de Redação da Supra Ensino, ano 18, nº 202 fevereiro/2013. São Paulo: Editora Cluk Ltda.2013. p. 10).

O desafio em todos os sentidos na vida dos portadores do SPA é uma corrida constante contra o tempo e contra suas vidas também, pois, a adrenalina vive a flor da pele na vida dos seus portadores, pois, querem o prazer a todos custo e com novos estímulos, vivem alucinados, essa é a verdade nua e crua, não querem viver na rotina e mesmo assim não conseguem desfrutar suas vitorias, suas alegrias, tudo porque lhes faltam emoção estável em função justamente da avalanche de pensamentos acelerados, querem fazer tudo ao mesmo tempo, sem planejamento e estudos aprofundados que justifiquem suas existências profissionais e pessoais. Até na vida conjugal tais atitudes já mudou a estrutura interna e externa da família brasileira, onde os divórcios e separações conjugais são constantes, sempre a procura de novos relacionamentos conjugais do tipo: hetero e/ou homoafetivo, envolvendo os dois sexos naturais segundo a lei divina: criacionista e ou evolucionista, que justifica o aparecimento dos dois sexos (homem e mulher) na terra. O SPA encontra-se presente em qualquer tipo de relacionamento profissional e pessoal do individuo. É certo que o portador de SPA não tem interesse em outro tipo de conversa, tamanha é a sua complexidade nos dias de hoje, onde ninguém entende ninguém em casa e muito menos na rua e no trabalho.

A ansiedade uma vez provocada pela velocidade do pensamento na vida corrida diária do individuo, desqualifica e deteriora sua vida em todos os sentidos, a vida perde o objetivo e a emoção de sentir e ver as coisas, vem daí a origem do SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado. Já se fala de que o ser humano precisa nada mais nada menos de cerca de mil anos para receber a devolução do que se produz em um mês no mundo. Os estudos também apontam de que escritores, jornalistas, dentre outros profissionais liberais, bem como raramente um executivo não tem a SPA. É uma doença moderna e urbana que atinge milhões de pessoas no mundo todo.

É aí onde entra o SPA na profissão de professor, tendo em vista ser um profissional que vive todos os dias a vida de sua escola e de seus alunos, além de sua vida individual e de sua família. É uma profissão estressante a de professor em todos os sentidos, pois, assim mencionam as pesquisas até então desenvolvidas pela Academia de Inteligência, onde no Brasil 41% (quarenta e um por cento) dos professores brasileiros apresentam 10 (dez) ou mais sintomas de estresse. O que levou o escritor e médico psiquiatra Augusto Cury, em sua obra: “PAIS BRILHANTES, PROFESSORES FASCINANTES”, destacar que “os números gritam e indicam que os professores estão quase duas vezes mais estressados do que a população de São Paulo. Professores e alunos estão coletivamente com a Síndrome. Os alunos não têm culpa dessa agressividade, alienação e agitação na sala de aula. Eles são vítimas!”. O que é uma realidade, vítima do estresse que vive a sociedade em que sua família faz parte em todos os sentidos. É uma guerra local, regional, nacional e internacional de condutas desviadas dos estudos acadêmicos para o mundo das drogas licitas e ilícitas, ainda bem que o Brasil acaba de aprovar a criminalização de quem vende bebidas alcoólicas aos menores de dezoito anos. É uma boa atenção, porém, não se resolve os problemas sociais do povo em termos de alucinação, correria, ganância e fique vivo quem puder com uma simples lei. É um problema educacional e educação do povo não se faz com lei, se faz com mudança de comportamento e de inclusão social ampla, geral e irrestrita, para combater as desigualdades sociais que a grande parcela da população descriminada estar envolvida e sonhando em obter riqueza material sem fundamentos e razão de ser. É a velocidade do pensamento provocando a corria para levar a riqueza sem trabalho e sem esforço. É muita droga mesmo!

E a sala de aula transforma-se em campo de conflito, aluno espancando colegas, professores, e vice-versa. A escola tornou-se um território de batalha e caso de policia todos os dias no Brasil e no mundo. E sabe por que isso acontece? Acontece, preliminarmente porque a família estar entregando a sua função educativa para que a escola substitua, e isso é impossível, a escola quando muito pode fazer, transmite conhecimentos instrutivos, ou seja, conhecimentos acadêmicos, e quando tem planejamento didático e político pedagógico para ser atingido em termos programáticos diários, e quando não tem a escola fica brincando de ensinar e o aluno brincando de aprender. Não precisa muito esforço para entender isso, não é mesmo? Minha gente, a sala de aula brasileira virou bagunça, principalmente na escola pública, porque o sistema nosso de educação foi pensado e desenvolvido para atender pessoas “NORMAIS”, enquanto que a SPA – Síndrome do Pensamento Acelerado, em pleno século XXI ainda não foi implantado nos programas de inclusão, por exemplo: hiperatividade, dislexia etc. É por isso que os colegas professores estão sempre duas vezes mais estressados que outras pessoas.

O SPA tem como sintomas justamente a irritabilidade, a insatisfação existencial (o individuo como aluno, como gestor, como professor, etc, ocupa uma função e ou cargo e nunca estar satisfeito, é único e tem várias máscaras para apresentar-se como lhe é conveniente, se na política: oposição (quando estiver com o povo da oposição) e situação (quando estiver com o povo da situação), vive o conflito permanente do “fogo amigo” em todos os sentidos de sua vida e de pensamento acelerado, não sabe onde ficar... É um idiota de palitó e gravata ou um mendigo de carteirinha e tudo..., é a turma do sem nada...), tem dificuldade de concentração, tem déficit de memória, apresenta fadiga excessiva inexplicável, sono alterado, dificuldade de extrair prazer de suas vitórias, conquistas e realizações pessoais diárias; tem presente sempre o sentimento de insuficiência e sempre tem pressa injustificada em suas ações e atitudes, parece com o “Bobo da côrte”.

As causas do SPA são justamente, o excesso de estímulos provocados pelo chamado mundo moderno. É importante frisar de que a cada dez anos, duplica no mínimo as informações no mundo, afinal de contas estamos vivenciando o mundo através das tecnologias da informação (internet, etc). Assim sendo o individuo participa direta e indiretamente, de maneira compulsiva das necessidades sociais, educacionais, sexuais, culturais, políticas, coisas boas e coisas supérfluas em sua vida pessoal e profissional. Quem sabe mais dita às regras da sociedade letrada e iletrada. Sempre foi assim e jamais vai mudar. Então o SPA estar presente em certas pessoas porque pensam excessivamente todos os dias e assim, elas roubam energia do córtex cerebral, conhecida como sendo a camada mais evoluída do cérebro, enquanto essa energia seria utilizada nos demais órgãos do corpo, daí ajudar a provocar o SPA.

No tocante ao tratamento do SPA, o mundo na área médica, ainda não conseguiu fabricar um remédio único para curar tal síndrome, o individuo deve é adotar um novo estilo de vida em sentido contrário no modo de viver nas chamadas grandes e pequenas cidades. Cada pessoa deve educar sua emoção para vivenciar e contemplar o belo, sempre procurar desacelerar os pensamentos positivos ou negativos em cada momento vivido em nossas vidas, procurar ouvir músicas (não importa o estilo musical, o que importa é o gosto do ouvinte), é um exemplo de terapia ocupacional e de resultados surpreendentes. Em síntese, o ser humano deve sempre procurar buscar sua tranqüilidade, sua felicidade e sua estabilidade de pensamento através de suas ações, inclusive evitando alimentação do tipo: carne vermelha, refinados e açúcar, tendo em vista que esse tipo de alimentação é estimulante para o aceleramento da síndrome SPA, segundo as pesquisas de mercado.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 18/04/2013
Código do texto: T4246939
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.