DEODATO, PRIMEIRA MORTE NO TRÂNSITO

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

[...] Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador [...].

Santo Agostinho

A história dos povos registra foi na França que surgiu o primeiro serviço de transporte de massa, criado pelo matemático Blaise Pascal, nos idos anos de 1662, a prestação do referido serviço era feito através de “carroças” com destino a cinco lugares urbanos em Paris, Capital da França, autorizado pelo monarca Luís XIV. Ressaltamos de que já em 1617, existia o serviço de carros de aluguel na França, bem semelhante aos atuais transportes alternativos sem autorização oficial do governo.

É importante mencionar de que foi na cidade de Nantes, em 1826, também na França, que teve origem o termo “ônibus”, advindo da prestação de serviço de transporte de massa com carros puxados a cavalo. E tem como origem da palavra “ônibus”, justamente o fato curioso da existência de uma “parada” dos carros ficava na frente de uma chapelaria e que o proprietário da mesma tinha o nome de “Omnês”, e que o mesmo teve a criatividade em colocar uma placa no prédio de sua empresa com a seguinte denominação: “Omnês O nibus”, o que significa dizer em latim: “para todos”, e daí por diante os passageiros associavam o termo escrito ao transporte de massa, popular ou coletivo que usava em suas viagens.

No Brasil o transporte coletivo chamado ônibus foi implantado em 1908, na cidade do Rio de Janeiro com a linha da Praça Mauá ao Passeio Público. Dentre os pioneiros do transporte coletivo brasileiro, podemos mencionar Octávio da Rocha Miranda e que o mesmo utilizou carrocerias “Guy” e motores alemães “Damler” em seus transportes de massas. Ressaltamos de que a primeira empresa de transportes de massas no Brasil chamava-se “Auto-Avenida”, criada por Rocha Miranda e Octávio Mendes e que foi extinta em 1917.

Em Santa Rita/PB, a primeira linha de transporte coletivo foi inaugurada em setembro de 1931 e tinha apenas “dois possantes veículos com capacidade para 30 (trinta) passageiros” e que “na viagem inaugural, domingo, dia de feira, um dos ônibus atropelou o menino do povo de nome Deodato, que poucos instantes teve de vida”, verificando-se a primeira morte em solo de Santa Rita provocado por acidente de carro motorizado e que “o povo indignado, cercou o carro e levou o chauffeur para a polícia”, segundo informa o Anuário Informativo do Município (1937). E depois da morte de Deodato em setembro de 1931, o número de mortes provocadas por acidentes automobilísticos “culposos” e “dolosos” em Santa Rita multiplicaram-se como areia do mar.

......................

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Endereço para acessar este CV:

http://lattes.cnpq.br/5755291797607864

ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL

http://www.academialetrasbrasil.org.br/ArtFPMAdetentos.html

http://www.academialetrasbrasil.org.br/albestados.htm

http://www.academialetrasbrasil.org.br/albparaiba.htm

http://www.academialetrasbrasil.org.br/artfranaguiar.htm

http://www.academialetrasbrasil.org.br/galeriamembros.htm

RECANTO DAS LETRAS

http://www.recantodasletras.com.br/autor.php?id=65161

CONSELHO BRASILEIRO DE PSICANÁLISE

http://www.cobrpsi.org/psicanalistas/paraiba-pb-/

http://www.cobrpsi.org/artigos-publicados/

O GUIA LEGAL = SITE DE PESQUISAS

http://www.oguialegal.com/08-historicodefavela.htm

http://www.oguialegal.com/08-favelaontemehoje.htm

http://www.oguialegal.com/08-favelaemespanhol.htm

http://www.oguialegal.com/08-palavrafavela.htm

CBP – REPRESENTANTE REGIONAL PARAÍBA

http://www.cobrpsi.org/regionais/

Biblioteca

Instituto Histórico e Geográfico Paraibano

FONTE: http://www.ihgp.net/biblioteca/index.php?item=10

História

Autor: AGUIAR, Francisco de Paula.

Título: Santa Rita, sua História, sua Gente: origem, história, povo, sociedade, bases econômicas e antropologia geo-social e cultural

Editor: Campina Grande/PB: Gráfica Julio Costa, 1985. 109 p. il.

Descritores: SANTA RITA, HISTÓRIA, MUNICÍPIO DA PARAÍBA.

Série: s.s.

Notas: Traz foto do autor e seus pais, da Bandeira Oficial do Município de Santa Rita (p.91), Brasão Oficial (p.93), Brasão e Armas do Colégio Francisco Aguiar (p. 95).

Localização: HIS-60 PB (5392/97)

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 02/05/2013
Código do texto: T4270225
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.