MÃE:UM TESOURO QUE NEM TODOS SABEM DAR VALOR

O dia das Mães é uma data para reflexão. Neste dia, muitos lhe dizem eu te amo; enquanto muitos outros se dizem gratos, chamando-a de mãe adorada; vida minha, meu maior tesouro, e coisas mais.

Em verdade, a nossa Mãe, a Mãe de todos nós, é tudo isso e muito mais; tão muito mais que é tão pouco um só dia para homenageá-la quando é certo que o dia das Mães não tem dia e nem hora porque o dia das Mães é todo dia e toda hora!

Há filhos que lembram e filhos que não lembram. Há filhos e filhas que adoram, mas há muitos deles que odeiam as suas Mães, que estão zangados e nem sequer lhe dirigem uma palavra e muito menos um aceno de mão ou um sorriso. Eu mesmo já vi, quando atuei em diversas causas de família, filhos que não respeitam as suas mães, falando com elas de forma estúpida e grosseira, proferindo impropérios que são impublicáveis e chamando-as de prostitutas e desafiando-as para a briga, e até mesmo a agredi-las fisicamente. De triste memória, já soube até de uma filha que mandava a sua mãe tomar naquele “lugar” e a enfiar a bíblia naquele “lugar”. Que tristeza!

Mas, por esse mundo afora, e por aqui mesmo, há muitas mães que, embora tendo muitos filhos, parecem que não tem nenhum porque nenhum ao menos passa para saber como ela está ou para saber se alguma coisa lhe falta, como, por exemplo, um remédio, um gás e até mesmo um pão para comer.

Pode acontecer que a mãe tem tudo e não precisa de nada disso, mas os filhos e as filhas dessas mães se esquecem de que a mãe também tem sentimentos, sente saudades e gostaria ao menos de ouvir um bom dia ou uma boa tarde e até mesmo uma boa noite. Não há nada mais prazeroso para uma mãe sentir o carinho e a atenção de seus filhos. Hoje, nesse mundo virtual em que vivemos, onde dispomos dos mais variados meios de comunicação, tais como facebook, e-mail e watsapp e coisas mais; é incompreensível ver filhos que somem de suas mães como se tivessem mudado de cidade. Ah! Eles trabalham muito e não tem tempo ao menos para ligar ou passar uma mensagem. Na verdade, não têm mais um tempo para ver e saber como está a sua mãe, mas tem, sim, outros tempos e muitos outros tempos para outras coisas.

Pensando sobre tudo isso, fico a imaginar que todos nós, filhos e filhas, poderíamos lhe dedicar um pouco mais de atenção e cuidados. Ontem, nossas mães eram fortes e guerreiras. Hoje, com o passar do tempo, tornaram-se tão frágeis e não possuem mais a agilidade e o vigor de outrora. Os filhos cresceram, a casa ficou vazia e ela ficou sozinha; somente ela, a tristeza e a solidão. Chega o domingo e, uma vez ou outra (e, olha lá), é que se lembram dela para o almoço ou para o churrasco.

Na hora de dividir as contas, seja para fazer um plano de saúde ou para fazer uma operação, sempre surge um e outro a dizer que está apertado e que não pode contribuir. Há casos em que isso é verdadeiro. Mas, há inúmeros outros casos de filho ou filha que pensam que por terem, hoje, uma família, ou porque tem um filho ou filha que precisa da sua ajuda, eles estão desobrigados de ajudar suas mães. Ledo engano.

Faço aqui um parêntesis para dizer que há, sim, por outro lado, uma quantidade enorme de bons filhos. Por certo, esses já compreenderam o seu dever e a sua obrigação de filho, enquanto muitos outros continuam muito pouco compreendo isso, daí a falta de atenção, cuidado e menosprezo dispensados às suas mães.

E são justamente para esses desavisados filhos é que é preciso lembrar o preceito bíblico que manda honrar pai e mãe, cujo sentido não é outro senão o de nos advertir e nos mostrar que os nossos pais e as nossas mães são de uma grandeza tal que os torna dignos de todo tipo de merecimento, seja uma atenção, uma ajuda, um cuidado e até mesmo muitos carinhos. Diante de suas necessidades, nenhum filho ou filha pode renegar sua ajuda, seja de que espécie for.

Mas, se ainda existem esses casos de desatenção e menosprezo é porque esses filhos ainda não descobriram que têm à sua frente um valioso tesouro e não sabem sequer o seu real valor, pois, o seu valor não pode ser mensurado em dinheiro porque não há dinheiro algum que valha o que esse tesouro é e o que ele representa na nossa vida.

Esse tesouro é o maior tesouro do mundo. Em vida, poucos filhos reconhecem e lhe dão o valor e a importância que merecem.

Esse tesouro é a nossa Mãe. Foi ela que gerou a vida que há em nós, e a vida é o maior de todos os bens. Foi ela que soube nos educar e nos apontou o caminho da nossa existência, e sem ela não estaríamos aqui desfrutando e apreciando as belezas e as maravilhas deste mundo. Foi com o seu carinho, atenção e muito cuidado que fomos, ao longo do tempo, desabrochando e conquistando confiança até não cairmos mais. Foi preciso muita paciência e compreensão, e ninguém possuía mais atenção do que ela. Na hora da fome e da doença, das incertezas e dúvidas, era ela quem ali sempre estava presente. Podia ser de madrugada ou qualquer hora, para ela não havia cansaço algum capaz de impedi-la de socorrer e acariciar o filho. Muitas vezes foi preciso ralhar e até mesmo dar umas palmadinhas. Mas, hoje compreendemos que tinha de ser assim mesmo porque só quem ama é que educa, que corrige e que orienta.

Hoje, eu acordei pensando na minha mãe que já partiu. À sua alma, muita paz e luz. E às mães do mundo inteiro os nossos parabéns e um Feliz Dia das Mães!

***

eldes@terra.com.br