SÓ POR HOJE

SÓ POR HOJE

Diante dos desafios da vida, hoje vou convidar você a sentir menos temeroso, egoísta e ressentido, na certeza de que o temor nos engessa; o egoísmo nos diminui e o ressentimento nos destrói.

E para continuar a jornada, lembro-lhe de que é preciso continuar a ser honesto, a ter confiança e fé. A honestidade nos torna mais puros porque nos ensina a ser verdadeiro, a não mentir, não fraudar e não enganar; a confiança, por sua vez, nos livra das incertezas e dos temores, e a fé é o conhecimento de Deus. Aos olhos da fé a montanha move de lugar e as pessoas encontram alento, consolo, cura e explicação para as suas dores. Quem crê só acredita e confia!

Na vida, tudo tem um preço, e sem trabalho e dedicação ninguém vai longe. No seu caso, que busca com sinceridade a recuperação, o preço é a vigilância. Vigiai e orai, já dizia o Mestre de todos os Mestres (Mt 26,41).Só vigiando, orando e frequentando, assiduamente, as reuniões é que você não entrará em tentação, se expondo ao risco de uma recaída e de retornar ao que então era. Lembre-se de que é nesses encontros, com Deus e seus irmãos, é que você encontra o estímulo, a força e a orientação para prosseguir e superar. À hora em que você deixar de se cuidar, a recaída virá. Portanto, vigiai sempre.

Por outro lado, é preciso que você se mantenha sempre limpo, evitando o vazio da maneira de viver, não cedendo aos impulsos das tentações. A existência humana tem um grande segredo que, ao ser desvendado, torna a nossa vida mais bela, iluminada e realizada. Um antigo provérbio já dizia que “o segredo da existência humana consiste não apenas em viver, mas, em encontrar um motivo para viver”. Portanto, encontre, pois, você, um motivo, uma razão para o seu viver e acabe, em definitivo, com esse vazio que está dentro de você. Outra coisa: não sei se você já percebeu, mas a grande realidade é que você – a exemplo de muitas pessoas – parece viver distanciado da sua alma por muito tempo, prestando-lhe pouca atenção. E, por conta disso, fica um vazio que acaba sendo preenchido por bebidas, sexo e drogas, quando – na verdade - a sua alma anseia por mais atenção e cuidado. Em artigo que escrevi, sob o título “A Emoção da Alma”, publicado no OD em 28/06/13, eu afirmo que as pessoas precisam redescobrir o valor da espiritualidade como fonte de significado, de valor e de verdade, sendo certo que quando nos afastamos do divino e do sagrado, ou, como preferem outros, de Deus ou da Realidade Suprema, deixamos de receber a nutrição que sustenta a nossa alma.

Neste mundo dominado pelas drogas, nunca é demais afirmar que a droga é prazer, e, não, alegria.

Certa feita li um artigo do Prof. Felipe de Aquino, da Canção Nova, no qual ele diz que “o mundo confunde alegria com prazer, que não é a mesma coisa. Prazer é a satisfação do corpo; alegria é a satisfação da alma” (in artigo publicado no Olhar Direto, de 07/02/2013).

Por fim, seja perseverante na busca da auto perfeição, pois, é através dela que você irá se auto conhecer, adquirindo o discernimento e o bom senso para distinguir o certo do errado.

Tenho a plena certeza e a convicção de que em breve você descobrirá que o melhor caminho em nossa jornada é o caminho do meio, aquele que nos dá o equilíbrio e a moderação.

Não se esqueça de cultivar a humildade, o amor e o perdão.

E, por fim, deixa eu lhe dizer uma grande coisa: não deixe de ir às reuniões. Quando pertencemos à uma Irmandade devemos ser como brasas e para manter a LUZ daquilo que buscamos, assim como o calor fraterno dos Irmãos e a vontade de superar as adversidades, é imprescindível que você esteja no convívio permanente de outras brasas porque nenhuma brasa sobrevive sem outras brasas. Sozinha, ela perde o seu vigor e apaga.

***

eldes@terra.com.br