A ESCOLA DE DONA LAURA

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR

Educação é aquilo que fica depois que você esquece o que a escola ensinou.

Albert Einstein

O Instituto Nossa Senhora da Conceição (foto 1), representado por seus alunos(as), cuja escola funcionava até o final da década de 60 do século XX, nas dependências da Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada à Praça Getúlio Vargas, centro da cidade de Santa Rita, sob a direção da professora Laura Dias e de sua filha Maria Teresa Dias Lins (in memorian). A foto 1 (um) foi tirada na frente do altar mor da referida igreja, uma construção da iniciativa privada do senhor Aluisio Silva, que data do meado do século XIX no estilo barroco rococó. É uma obra prima em termos arquitetônicos. Depois o Instituto N. Senhora da Conceição, se mudou para um prédio localizado à Praça Antenor Navarro, em frente à atual sede dos Correios e Telégrafos em Santa Rita, onde encerrou suas atividades educacionais, tendo a frente ás referidas educadoras: Laura Dias e sua filha Maria Teresa Dias Lins, de saudosa memória.

Enfocamos de que a “Escola da Professora Laura”, em Santa Rita, marcou época e que era uma instituição bem organizada, os alunos usavam fardamento completo: calça ou saia azul escuro, blusa branca de tricoline e sapatos pretos, todos os dias da semana. Era uma escola de disciplina e currículo antenado (especialmente interessado; ligado, como menciona Silveira Bueno, no Dicionário Escolar, 3ª Edição revista e atualizada, São Paulo: Ediouro, 2001), com seu tempo, pois, no dizer de Esopo: “ ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar”.

A foto 2 (dois) retrata o estado de conservação atual do referido altar mor e demais dependências da Igreja da Conceição em nossa comunidade, que por si mesma conta a História de “Santa Rita, Sua História e Sua Gente”.

Não temos dúvida de que a instrução escolar desenvolvida pelos ensinamentos dos diretores e professores do extinto Instituto Nossa Senhora da Conceição, ou da “Escola de Dona Laura”, como carinhosamente seus alunos e familiares o chamava, ainda continua a ter seus feitos diretos e indiretos nas vidas dos atores envolvidos como ex-discentes e cidadãos realizados como pessoas e como profissionais em suas diversas áreas de atividades, pois, “[...] O olhar que mantém o silêncio na sala de aula, sem gritos ou lamentações, mas que é capaz de chorar pela emoção de mais um aprendiz que encontrou seu caminho. A harmonia no ambiente escolar não é uma utopia. É talvez uma tarefa complexa que exige o que de melhor podem dar os educadores: competência, coragem e muito, muito amor!”, conforme enfatiza Gabriel Chalita (Revista Educacional, edição de setembro de2007).

....................................

REFERÊNCIAS

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=207563159408302&set=pcb.207566772741274&type=1&theater

................................

NOTAS:

Foto 1: Registra a professora Laura Dias, sua equipe de professoras, auxiliares e alunos (as) da alfabetização e do ensino primário (era escola que funcionava até a quarta série), tendo como pano de fundo o altar mor da referida Igreja da Conceição, com os santos cobertos com pano roxo, prova de que a fotografia foi tirada no período da Páscoa de Nosso Senhor Jesus Cristo (1962/63, segundo o ex-aluno João de Deus Cabral, que estudava na referida escola e está ali fotografado com seus demais colegas).

Foto 2: Retrata o mesmo altar mor, depois da restauração patrocinada pela sociedade de Santa Rita pela comunidade de Paróquia de Santa Rita no inicio do século XX e serve de abrigo para várias atividades: missas, velórios, sede do Terço dos Homens, etc.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 30/07/2013
Reeditado em 30/07/2013
Código do texto: T4411414
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.