Para onde estamos indo?

Até onde iremos?

Estamos na páscoa! Que maravilha! Muitos ovos de páscoa para comprar e presentear. Como o ser humano é legal. Compramos ovos de páscoa para nossos filhos, nossos pais, nossos irmãos. Isso sim é ser humano, é se preocupar com nossos semelhantes.

Preocupar-se com nossos semelhantes? Perdoem-me, pois acho que cometi um equivoco. Quando foi mesmo que começamos a nos preocuparmos com nossos semelhantes?

A verdade é: Queria falar de coisas mais importantes para nossas vidas, nossas vidas não! Para todo o planeta. Mas para isso, terei que voltar aos ovos de páscoa novamente.

Hoje, sai para comprar um Kinder ovo gigante para minha filhinha de nove anos. O primeiro lugar que fui, na loja americanas da Rua São Paulo, estava lotada, não tinha como caminhar. Comecei a ficar sufocado por causa de tantas almas consumindo o escasso e rarefeito ar dentro da loja.

Comecei a ver preços e marcas, e fiquei encabulado com a variedade de marcas e preços! Nunca vi coisa igual. Depois que comprei o bendito ovo de páscoa, fiquei pensando na insensatez do ser humano. Bem, vou lhes contar o por que dessa indignação.

Comprei o ovo de páscoa, mas não foi lá nas americanas, mas em um atacadista que fica na Avenida Paraná e para o bem de todos, vou fazer propaganda. Fica entre Tupis e Tamoios. Se alguém quiser ir, vão encontrar facilmente. Comprei um ovo talento de 375 gramas por “apenas” R$ 12, 89, isso mesmo! Apenas 12, 98, apesar de uma caixa com 400 gramas custar no lugar mais caro, R$ 5.00. O tal de Kinder ovo gigante, na maioria das lojas estava custando na “oferta” na loja mais barata, R 24,50. Isso mesmo! “apenas” 24,50! Foi o que disse um gerente ou dono de loja. Queria me dar um "descontão" de R 1,50. Mas para minha sorte, não comprei, pois no exato momento em que entrava, um dos gerentes ou dono, queria baixar o preço, mas o outro estava contra. Quando disse que não queria, por ter ouvido a conversa, virei as costas e sai, quando um gerente, me disse que podia negociar.

Andei por muitas lojas. Estava cansado de caminhar, pois acho um absurdo pagar por 375 gramas de chocolate uma quantia dessa.

Enquanto caminhava, pensava como o ser humano é e porque age dessa forma. Por que comprar um produto e ser alvo da ganância sem limites de alguns seres humanos que querem enriquecer a qualquer custo. Podem pensar, mas o que tem isso a ver com o modo de agir das pessoas? Respondo-lhes agora!

Como todos podem perceber, nosso lindo planeta azul está um caos, esta se definhando com o passar dos séculos. Desde a revolução industrial que o mundo entrou num ciclo vicioso de degradação e miséria. Tudo isso em nome do “progresso da humanidade”.

A ganância do homem em conseguir mais riqueza e poder, nos colocou em uma situação de alto risco. Poucos infelizmente sabem o que está acontecendo neste exato momento, quando nosso mundo está pedindo ajuda e não conseguimos ouvir claramente seu lamento.

Esta ganância que termina no varejista e começa na grande industria, tem demonstrado que, o ser humano na sua ignorância e avareza, não consegue enxergar que isso, sem que percebam, está causando desequilíbrio no modo de viver de toda a humanidade.

Esta fome de riqueza e poder são os nossos maiores inimigos deste a revolução industrial. Não discordo que melhorar nosso padrão de vida seja ruim, pelo contrario, nosso maior inimigo é a miséria, a pobreza do ser humano. Não apenas financeiramente, mas de espírito também. Se voltarmos um pouco no tempo, lembraremos que as nações industrializadas acabaram com as reservas minerais, com a fauna e a flora. Tudo isso em nome do desenvolvimento. Hoje, temos nações que querem se tornar ricas a todo o custo, a China, por exemplo. Estão matando não somente o meio ambiente, mas seres humanos que nascem do sexo feminino. Isso me deixa profundamente triste.

Fico pensando, até onde iremos com tudo isso? Se não respeitamos nossos semelhantes, muito menos, nosso meio ambiente.

Se formos capazes de cometer atrocidades que nos levarão à ruína, com certeza que não vamos parar com tudo isso e deixar os lucros para trás. E assim continuaremos a comprar “ovos” caríssimos e daremos lucros para todos que se aventurarem neste mundo insano.

Voltando aos ovos, encontrei o mesmo Kinder ovo gigante por apenas R 14, 60 no dito atacadista. Eu quis voltar àquela loja e mostrar para o gerente, que tinha encontrado um estabelecimento comercial mais de acordo com meu bolso e com meus pensamentos de futuro advogado, que se preocupa com o mundo no qual vive.

Mas como muitos brasileiros, deixei de lado este pensamento e fui para casa. Minha filhinha que agora esta com nove anos, com certeza, não vai entender este mundo perigoso no qual vive e que lamentavelmente, estará pior se tudo isso continuar.

Quero acreditar que o homem vá olhar a seu redor. Verá as atrocidades cometidas e pensará no pior que esta por vir. Não sou um pessimista, mas conheço bastante o ser humano para saber que, sempre comete erros antes de aprender. Tomara, que aprendamos antes que seja tarde demais.

Belo Horizonte, 07 de abril de 2007.

Geraldo Magela Rosa.

Geraldo Rosa
Enviado por Geraldo Rosa em 07/04/2007
Reeditado em 22/04/2007
Código do texto: T441394
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.