COMO SER ESCRITOR?

Ser escritor, não é uma tarefa fácil. Não basta ter conhecimento de escrita, conhecimento poético, em fim, não basta ter conhecimento. Na verdade, pode-se ter talento sem ter muito conhecimento, como é o caso do maior poeta nordestino, em minha humilde opinião.

Ser escritor, é bem mais do que ter um talento, é ter um dom.

É fato, infelizmente, que escritores comerciais existem. Estes, sem dom e, muitas vezes, sem conhecimento, escrevem livros que vendem como água engarrafada no deserto. Mas o que vende não é o seu livro, é a sua fama.

Também, infelizmente, há muitos livros excelentes, jogados por ai, sem nenhuma leitura e, muitas vezes, até mesmo sem publicação, porque aquele que tem o dom, não tem a fama e nem dinheiro para isso.

Se você quer escrever porque não consegue ficar sem escrever, meus parabéns! Faça-o! E não aceite conselho de ninguém sobre a sua obra, porque um artista não é igual a outro e assim, a sua obra também não. A obra do escritor deve ter as características do autor entranhadas em meio às suas palavras, caso contrário, será só mais um livro, sem sentimentos que não expressa nada.

Entregar a sua obra para alguém ler e opinar? Grande conselho, desde que este alguém seja do ramo e muito, mas muito íntimo seu. Caso contrário, o único conselho viável de se aceitar é: NÃO ACEITE CONSELHO DE NINGUÉM!

Se você não é famoso e quer escrever para sobreviver, ainda que tenha um grande talento e o dom de escrever, saiba que vai bater em muitas portas “fechadas para anônimos”. Obviamente que, não haverá uma plaqueta com esta descrição na dita porta. Os donos desta porta, inclusive, negam, com veemência, que isso ocorra.

Com persistência, no entanto, vai conseguir publicar seu livro. Mas vai ralar peito. Vai nadar e nadar muito contra a maré. No final das contas, provavelmente não consiga, nem mesmo, o que gastou com a publicação de seu livro.

Se não é famoso e escreve por amor, tenha em mente que o amor não rende dinheiro e com muito amor, eu espero, de verdade, que você seja um grande escritor ou grande escritora e que Deus te guie e te dê muitas forças, pois vai precisar.

Muitos dirão que sou contra a cultura e que não incentivo novos escritores. Mas o que acontece, realmente, é que eu sou um novo escritor e, por mais que doa, a verdade nua e crua é esta.

A proposta de muitos, é que você pague entre mil e cinco mil reais por uma edição, mais frete e saia com seus livros debaixo dos braços, vendendo de porta em porta, deixando assim, de ser escritor, para se tornar vendedor, que é outra profissão que exige dom.

Assim como eu faço, você pode escrever seu livro, editar e publicá-lo gratuitamente em editoras como o clube de autores e alpha graphics(Agbook). Até a Saraiva, entre outros, tem um meio de publicação gratuita de livros.

Esta é uma boa alternativa, para aqueles que têm um dom, mas não tem QI(quem indique) para ajudar na árdua tarefa de ser escritor, enfrentada por qualquer artista anônimo.