Consumidor Mundial - TV ANACONT

MENSAGEM PARA O DIA MUNDIAL DO CONSUMIDOR

15 DEMARÇO DE 2007

Uma comemoração mundial marca a sua importância no cenário mercadológico da atualidade, o mundo reverencia sua majestade “o consumidor”.

O verbo consumir de múltiplos significados, na atual sociedade capitalista, adquiri capa de contradição e ganha corpo recheado de direitos e deveres.

O consumidor aparece no panorama social do mundo como agente de consumo, adquirente de produtos e serviços, elemento ativo do verbo e do processo amplo e irrestrito da sua própria existência. Ele, personagem uno e poderoso do mercado desfila, ainda tímido, seu sofrimento e angústias nas filas de bancos e supermercado.

No Brasil, o valor do consumidor está na labuta matinal de todos os pontos de ônibus, está no quilo absurdo do pão de cada dia, está na bravura multiplicadora da cesta básica, que apenas torna básico o que deveria ser essencial, está na dor de querer e do poder, está no sumiço do respeito e na forma mais clara e precisa dos seus direitos perdidos nas vias de acesso as informações.

A população consumidora, ou seja, todos nós buscamos, diariamente, nas propagandas enganosas a magia da idéia do falso bem-estar, onde todas espalhadas e vibrantes como pulsos altos nos nossos corações, oscilam entre o desejo de fazer justiça e a forma mais objetiva de ser um consumidor – cidadão.

Lutar e combater as injustiças dos poderosos do mercado faz parte de um caminho. Defender-se e fazer valer seu direito de cidadão é uma meta de vida e da própria justiça. Acreditar na força do cidadão-consumidor é o compromisso da ANACONT.

Bia Oliveira
Enviado por Bia Oliveira em 14/04/2007
Código do texto: T448955
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.