Estimulando a saúde com exercícios.

Exercícios físicos são grandes colaboradores para a manutenção da saúde plena corporal, com certeza todos sabem disso, mas a proporção dos benefícios vai além do que muitos ainda acreditam.

Médicos e profissionais da área da saúde se comprometem hoje em dia estarem aptos a informações que variam desde os pequenos benefícios, até os mais exigidos dependendo da necessidade de cada indivíduo.

Estudos epidemiológicos apontam que em populações fisicamente ativas tem-se menor incidência de doenças relacionadas com a falta de exercícios físicos, dentre elas podemos citar: a hipertensão arterial, a obesidade, o diabete, a osteoporose, ansiedade, depressão, e muitas outras.

Consequentemente os exercícios estão ligados a porções positivas de saúde, desde que bem orientado e prescrito por profissional de educação física, únicos aptos a tal. Estudos apontam menores ocorrências de doenças coronarianas, doenças cérebro-vascular, doença vascular periférica etc.

Fato concreto é que não podemos afirmar qual atividade física é mais completa que a outra, no que diz respeito à promoção da saúde. O Colégio Americano de Esportes e Medicina outrora apontava os exercícios aeróbios como os benfeitores, por causar um aumento de VO2 Máximo, mas voltaram atrás em tais artigos, admitindo ganhos de saúde também em atividades que não trazem este benefício como é o caso da musculação dentre outros. Assim, campanhas de saúde pública não enfatizam a necessidade de uma forma particular de exercício para a promoção da saúde, e sim a adoção de um estilo de vida não sedentário.

Entende-se por atividade física qualquer atividade ininterrupta de gasto calórico superior a 200 kcal, qualquer atividade nessa proporção já trará benefícios à saúde.

Do ponto de vista médico, a classificação mais importante a ser considerada está ligada à intensidade dos esforços, requerendo maior adaptação do indivíduo, uma vez que tais intensidades podem ser lesivas a saúde.

Longevidade tem causa genética, mas os efeitos ambientais podem influenciar de forma positiva, como é o caso dos exercícios físicos, as diminuições de vários estágios progressivos de doenças estão relacionadas com atividades físicas freqüentes, um exemplo claro está num estudo que provou que o treinamento de musculação (força), pode reverter a perda de 12 a 14% da força muscular em população acima de cinqüenta anos de idade, isso tudo em poucos meses de treinamento apropriado, e a recuperação de 6% da massa muscular por década perdida, ou seja, podendo ter uma recuperação de 30% da massa muscular perdida ou inativa num adulto com mais de 50 anos.

As atividades que influenciam de forma positiva a saúde podem ser demasiadamente variadas, bastando uma análise de aptidão concedida pelo médico, e a boa supervisão de um profissional da área para que a atividade física tenha um efeito direto na saúde de qualquer pessoa.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 19/04/2007
Código do texto: T455391
Classificação de conteúdo: seguro