Os Números do tabagismo.

Cerca de 200 mil brasileiros morrem anualmente em conseqüência dos malefícios do cigarro. De acordo com vários estudos, o tabagismo é responsável pela morte de 23 pessoas por hora no mundo e pela incidência de quase cinqüenta doenças diferentes.

As cardiovasculares e o câncer são as principais causas de morte por doença no Brasil, sendo que o câncer de pulmão é a primeira causa de morte por câncer. Apenas 6,7 dos casos de câncer de pulmão não estão relacionados ao cigarro, pois 90% ocorre em fumantes, e 3,3 em fumantes passivos (pessoas que apenas convivem com a fumaça do cigarro). É assustador que convivamos com tais números, e que muita gente não saiba o risco iminente que essa droga traga, pois assim como o álcool o cigarro é uma droga comercializada em todo o mundo e que gera lucros absurdos aos seus produtores, desde a matéria prima até a comercialização.

O Brasil é o maior exportador e o quarto produtor de tabaco no mundo, ficando atrás somente da China, EUA e Índia. A taxa sobre a comercialização do tabaco brasileiro é de 73,55%, estando abaixo de países do primeiro mundo onde este índice pode atingir 83%, como é o caso da Dinamarca. No entanto, ainda é considerada alta, e representa importante fonte de receita fiscal. Porém, os gastos sociais, embora não mensurados em nosso país, superam em muito essa arrecadação. Nos países onde já foram realizadas pesquisas, ficou comprovado que para cada dólar arrecadado com imposto, gastava-se um e meio com programas de saúde para os prejudicados pelo tabaco.

Mas o que pessoas que resolvem parar de fumar ganham? As estatísticas revelam que os fumantes comparados aos não fumantes apresentam um risco

• 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão

• 05 vezes maior de sofrer um infarto agudo do miocárdio

• 05 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar

• 02 vezes maior de sofrer acidente vascular cerebral (AVC), ou derrame (popular).

Algumas curiosidades, boas, também acometem quem deseja parar agora,

• Após 20 minutos a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

• Após 2 horas a nicotina sai completamente do sangue

• Após 8 horas o nível de oxigênio no sangue se normaliza

• Após 02 dias o olfato melhora, assim como paladar

• Após 03 semanas a respiração fica mais fácil e circulação melhora.

E entre cinco e dez anos o risco de sofrer de um infarto será igual ao de um indivíduo que nunca fumou.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) o papel de profissionais de saúde, professores e educadores em geral, medidas educativas, programas de controle do tabaco, são de crucial importância para a relativa queda do consumo. Não podemos deixar de lado o simples fato de cultivar atividades onde se necessite de condicionamento físico mínimo, e a partir daí se tomar conhecimento do quão é nocivo o cigarro, pois uma simples caminhada fica comprometida ao fumante.

Para um mundo sem cigarro se faz necessário uma mobilização global, de forma esclarecida, em que profissionais das áreas da saúde e educação, grupos de voluntários, igrejas, meios de comunicação e outros segmentos da sociedade atuem como agentes de mudança social e comportamental, visando à prevenção e o controle do tabagismo e a melhoria da qualidade de vida de toda a população, mas antes que um desses “agentes” lhe convença, aproveite o tempo que lhe é proporcionado e PARE AGORA!

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 19/04/2007
Código do texto: T455600
Classificação de conteúdo: seguro