DIA  DO BENEFÍCIO É A VÉSPERA DA INGRATIDÃO.
Se me perguntassem como começaria esta crônica com o título acima, digo a todos que desconcertadamente não sei, de onde começo e como termino porque o tema é desconcertante...mas mesmo assim,vamos lá. Recentemente, o soldado “Marine” norte-americano,cujo nome não pode ser revelado, por óbvios motivos,depois de 16 anos na Marinha, e,no Afeganistão,em diligência ultra-ultra secreta,há dois anos acabou dando recentemente entrevista a revista “Enquire”,informou como matou o maior terrorista de todos os tempos, Osama Bin Laden,”duas vezes pela frente,caiu numa cama e tive que atirar na cabeça,para que ele (Bin Laden) não tivesse a oportunidade ainda de pegar na arma,que o acompanhava”...
Pois bem, esse “Marine” hoje passa dificuldades financeiras nos Estados Unidos e continua “ perguntei se havia algum gênero de transição do  Tricare(seguro militar) e o Blue Cross (seguro médico civil),disseram-me que não.”Estás fora do serviço,a tua cobertura terminou.Obrigado pelos teus 16 anos de serviço”, revelou antigo membro superior de elite ”Marines”. Hoje esse herói nacional que permanecerá incógnico e nunca se revelará ao mundo, hoje vive com aproximadamente 2 mil dólares americanos por mês, coisa que aos padrões sociais é ínfimo, um “quase nada” pelo que ganha a classe média lá do Norte.
Então vejamos outro caso, os oficiais da reserva  e pracinhas brasileiros foram convocados quando logo ao final da IIa. Guerra Mundial, depois de Getúlio Vargas, ficar em cima do muro ( Getúlio tinha certa simpatia por Hitler,seu coleguinha,naturalmente mais ousado e carismático,além de incontrolavelmente doido). Resolveu finalmente convocar as nossas Forças Armadas para o combate(sob pressão lá do Norte). Ficaram as Forças Armadas , subordinadas ao comando da 6ª. Divisão do Exército Norte-Americano. Na época, o governo federal,por Getúlio, prometeu aos pracinhas que ao voltarem haveria uma segurança de emprego e tudo o mais que pudesse incentivar à tropa... Na volta de nossos combatentes, nada foi feito. Meu pai tinha um parente que esteve na Itália,combateu,até recebeu um condecoração, mas  nunca um mísero emprego de “assistente” de guarda-escola primária em nenhum lugar ... nem mesmo de “auxiliar de limpeza geral”... Os oficiais da reserva,CPOR, mostraram aos camaradas da ativa o múltiplo saber do combate,sem ter feito os  cursos da AMAN, em Resende. Hoje, não representam nada ao Exército, sem reconhecimento ou qualquer elogio histórico. Alguns repousam eternamente no cemitério de Pistóia,na Itália,onde a bandeira brasileira,é a única referência ao fato de que lá passaram homens dignos, filhos de famílias honradas, que enfrentaram,neve, frio e chuva, para combater nazistas,que resistiam ainda diante do enfraquecimento do Fürrer nas diversas frentes de batalhas, como na França, UniãoSoviética,Inglaterra, Bélgica,Polônia,etc.
Se a IIa.Grande Guerra começou em 1939 e  nasci em 1941,considero-me um “filho da guerra”, só não escutava o ruído dos canhões na Europa, a crueldade do conflito, sem precedentes no ultimo século. Recente,por aqui aprovou-se  uma “leizinha” do desarmamento!! Todos sabemos de sua total improcedência e inutilidade.Basta ver as estatísticas oficiais.A criminalidade só aumentou...”In casu” perdeu o povo e ganhou a AMBEV que patrocinou essa barbaridade do desarmamento,cujas ações valem mais que da nossa PETROBRAS... acreditem ,se quiser.Por outro,uma garrafa de cerveja vale mais que um litro de gasolina.No entanto,não existe campanha contra o álcool,de forma oficial e generalizada...Sabência geral que o álcool é o maior causa de ordem criminológica no trânsito e sociedade em geral.Agora, armas precisavam ser banidas!!!
Mesmo após o grande referendum popular, que solenemente disse NÃO AO DESARMAMENTO.O ex-presidente Lula sancionou a “leizinha” e prestou um excelente serviço aos poderosos bandidos,um desserviço ao povo e a AMBEV produto de  preferência nacional.Continua a AMBEV faturando e muito,com suas marcas de cervejas!!!Dizem que até o ex-presidente ajuda no consumo desse produto...Agora, o que aconteceu na 2ª.Grande Guerra  nada valeu, como não valeu o suor e lágrimas de soldados pracinhas e oficiais da reserva...Nenhum monumento em lugar algum.Os prometidos empregos foram para o ralo...Os nossos jovens querem hoje ser jogadores de futebol,de qualquer jeito(à moda Neymar,e outros)...ninguém quer estudar para ser um grande cientista...A educação aos jovens está em estado de coma,em diversos níveis...Retrancada,no mundo globalizado e competitivo.Está na rabeira do países até emergentes. Agora, com  Pelé -o rei -é diferente, tem museu em vida e vão construir  outro monumento,em tamanho natural, na inauguração do Maracanã...para a Copa que se aproxima.Este País é mesmo da “bola”.Da bola fora...Não tem jeito.Este país é de outro mundo.  Só o seguinte:o movimento silencioso de junho de milhões nas ruas do País mostrou a distância entre os que governam e os que são governados...genèrica e indistintamente...                                                  ”Panis et circus in abundantia sunt”.