Personal Trainer – Profissionalismo e grau de confiança.

O Personal Trainer (treinador individual) está apto a apontar as condições ideais e específicas para a prática de um programa de exercícios.

Assim como é difícil afirmar que um médico recém graduado está apto a sair por aí efetuando cirurgias sem antes passar pela (residência), treinamento ou especialização na área especifica de atuação, é dizer que um graduando em Educação Física esteja apto pra ser um personal trainer. Tamanha é a complexidade do corpo humano que qualquer erro por falta de experiência e especialização, pode trazer sérios danos à saúde do indivíduo que requisitou o serviço.

Grupos de risco como cardiopatas, diabéticos, obesos, hipertensos, requerem cuidados especiais e conhecimento profundo do personal na patologia de seu aluno, na intenção de melhor beneficiar a qualidade de vida dessas pessoas.

O mercado de personal tem crescido muito nos últimos anos, estimulado pela intenção de adquirir saúde através de exercício e o desejo de ter ao alcance profissionais capazes de desenvolverem um treinamento personalizado (personal training) pessoas buscam esse serviço de forma desenfreada e sem cautela. A demanda pelo serviço é alta, mas a capacidade de cada profissional buscado é limitante, a graduação em educação física com licenciatura plena dá ao educador direito de atuação em qualquer área, contudo, cursos de especialização são necessários para complementar o conhecimento do graduado, diga-se de passagem, bem efetuado na fase preparatória por algumas instituições de ensino superior, só assim o profissional de educação física vai se lapidando e se aperfeiçoando para se transformar em um personal.

O treinamento personalizado é extremamente importante e vantajoso porque possibilita a identificação das necessidades do aluno e o desenvolvimento de um programa de treinamento específico de acordo com a individualidade, necessidade e prazer do aluno.

Neste sentido o treinador permite que aulas de conhecimento profundo sejam intercaladas com simples caminhadas, corridas, natação, etc, sempre respeitando o ritmo, humor, e capacidade física individual de cada aluno. Outra vantagem está no local dos exercícios podendo ser de livre escolha do aluno, parques, calçadões, residências, academias sem a necessidade maçante de ter que se dirigir sempre ao mesmo local para a atividade.

O personal tem a função de oferecer alternativas para que pessoas deixem de lado a vida sedentária e apostem em uma melhora na qualidade de vida e outro fator preponderante para a valorização do trabalho deste profissional está ligado ao bem estar e o incentivo que este profissional procura transmitir, sempre auxiliando e motivando o aluno a se exercitar, deixando aquela preguicinha de lado nas horas que ela bate.

Algumas dúvidas ainda batem na hora de contratar um personal, portanto aí vão algumas dicas para que pessoas não saiam perdendo dinheiro e correndo risco desnecessário: 1-Procure saber se o personal já é graduado, onde se graduou e ha quanto tempo. 2-Procure saber através de currículo quais os cursos específicos de personal ele já possui. 3-Saber se este profissional está registrado no Conselho Regional de Educação Física (CREF), órgão este que fiscaliza e credencia professores de educação física. 4-Procure ter algumas informações pessoais do profissional, como, com quem já trabalhou, endereço residencial, etc. 5-E quanto ao preço, procure a média do mercado, sabendo que sofre variações de acordo com o poder aquisitivo de cada cidade ou região, nunca se esquecendo que o barato pode sair caro.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 20/04/2007
Código do texto: T456824
Classificação de conteúdo: seguro