Nutrição Pré-Exercício e Prevenção da Fadiga Crônica.

O que uma pessoa ingere numa refeição antes da prática de suas atividades físicas normais podem interferir de maneira significativa no desempenho e no melhor aproveitamento da mesma, uma vez que a nossa nutrição influencia de maneira direta nosso campo psicológico e metabólico.

A nutrição faz com que o corpo esteja preparado para inúmeras tarefas do nosso dia a dia, habitualmente o organismo se identifica com uma série de tarefas que estamos acostumados a executar e a nossa ingestão se assemelha a isso, freqüentemente é isso que buscamos, equilíbrio na ingestão para executarmos trabalho. Mas o fator tempo age de maneira decisiva no quesito rendimento. Quem não gosta de tirar aquele cochilo depois do almoço? Hoje em dia grandes empresas autorizam seus funcionários a fazer este descanso quando o mesmo tem refeição na própria empresa, essa vantagem tem cunho emocional, aumento na disposição assim o corpo se renova frente à batalha que acabou de travar com a digestão. Uma pessoa tem sua digestão completa em média quatro horas depois da ingestão, mas isso varia de acordo com o que realmente ela ingeriu. Carboidratos, gorduras e proteínas têm tempo diferente de digestão, e em relação há esse tempo é que temos que ter cuidado quanto à ingestão antes de qualquer atividade física, seja ela de baixa, média ou alta intensidade.

Geralmente executamos atividades físicas depois de duas horas em relação a ultima refeição, fatores como tempo de disponibilidade etc são os principais vilões, atacamos de maneira indireta nosso sistema digestivo, pois desviaremos do final da digestão o sangue que participa do processo digestivo ao músculo a ser utilizado no decorrer da atividade, assim podemos até resumir que, em se tratando de exercício, devemos fazer refeições leves antes da atividade independentemente da carga da atividade. Mas o que dizer se estas refeições forem em quantidades excessivas? A resposta está no mau desempenho, perigo a saúde, deficiência progressiva no sistema digestivo, desconforto, vômito etc.

Mas talvez a grande novidade quanto à refeição ou ingestão antes da atividade física esteja relacionado ao carboidrato simples (açucares, pães, doces etc), sabedores de que o carboidrato simples é a forma mais fácil de absorção do nosso organismo, pessoas abusam dessa forma de ingestão no intuito de ganharem aquela energia extra antes do exercício, resumindo, é mais glicose na corrente sanguínea do corredor, mais glicose no músculo do fisiculturista, mas se tratando de glicose devemos ter cuidado com a insulina, e foi esse o tema de diversos artigos científicos que vieram comprovar que a ingestão de carboidratos simples minutos antes da atividade física pode causar hipoglicemia (queda do açúcar sanguíneo). Mas não seria o contrário?

Muito açúcar no sangue e conseqüentemente hiperglicemia? Era o que pensávamos até bem pouco tempo atrás, o fato é que pico de glicose causa pico de insulina, com tanta insulina na corrente sanguínea o carboidrato simples é rapidamente absorvido, psicologicamente estamos pronto para aquele exercício que queremos fazer, mas o combustível que contávamos já foi estocado e no decorrer da atividade podemos sofrer com uma hipoglicemia, conseqüentemente do pouco açúcar sanguíneo, lembramos que o corpo sofre reajustes no decorrer do exercício podendo dosar essa falta com outras fontes de combustível, mas até lá uma pequena queda de rendimento ou até mesmo efeitos da hipoglicemia poderiam ser sentidos tais como, tontura, visão borrada indecisão. Portanto o mais recomendável seria talvez o açúcar da fruta (frutose), de média absorção com relação ao tempo, suprindo o organismo no decorrer do exercício.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 21/04/2007
Código do texto: T458687
Classificação de conteúdo: seguro