A importância do alongamento em atividades físicas.

O alongamento é a extensão muscular efetuada desde o estado inicial de extensão até um leve desconforto provido de pequena dor ou leve ardência, se dá a partir 20 segundos em média do início da extensão.

O alongamento muscular tem funções diferentes no nosso organismo dependendo do momento de sua execução, antes da atividade física tem capacidades de prevenção de lesão muscular e articular, e, depois da atividade física propriedades de aceleração na recuperação muscular.

Tirar o nosso corpo do estado de inércia e subitamente efetuar um movimento brusco como levantar um balde d’água, correr num curto espaço de tempo para não perder aquele ônibus, etc, sempre causa um susto em nosso organismo, sejam respostas fisiológicas como alterações hormonais, atividades neurais, cardíacas e etc, como até mesmo os nossos músculos e articulações, surpreendidos com tal reação. Nosso organismo tem capacidades para a realização de inúmeras ações, mas as velocidades de reações podem não estar ajustadas para tais esforços, e como resultados ocorrem as lesões. Obviamente não estamos aptos para nos alongarmos antes de correr atrás de um ônibus, mas se em outras ocasiões nos submetêssemos a esse tipo de prática os riscos de ocorrerem alguma lesão seriam diminuídos.

Qualquer atividade física exige um bom alongamento muscular e articular, até mesmo numa atividade de força como é o caso da musculação, onde o alongamento teria propriedades de condicionar a musculatura e melhoria na eficiência do trabalho.

Há uma leve diferença entre alongamento e flexibilidade onde o primeiro não tenta levar a uma hiperextensão muscular e articular, e o segundo consiste em justamente aumentar a extensão normal músculo- articular. O alongamento propicia manutenção da musculatura evitando seu encurtamento após vários estímulos como em exercícios, e o treinamento de flexibilidade leva ao aumento da amplitude músculo- articular e ganho de força através exercícios estáticos.

Em ambos o corpo deve estar aquecido e relaxado, aliados a sessões de respiração cadenciadas ao movimento, pessoas que trabalham muito tempo sentadas sentem a necessidade e a obrigatoriedade de se alongarem freqüentemente, evitando assim leves desconfortos da musculatura encurtada. Tal situação nos obriga a pensar que, se em estado de repouso nossa musculatura tem leve tendência ao encurtamento, o que dizer então se em todas as nossas atividades, sejam elas do cotidiano ou mesmo em sessões de exercícios não fizéssemos algum tipo de alongamento no grupo muscular utilizado para tal ! Obviamente não estaríamos cuidando bem dos nossos músculos e não estaríamos proporcionando a eles capacitação e reabilitação para um próximo trabalho. A importância do alongamento consiste em justamente propiciar melhor capacidade muscular e permitir que o exercício físico seja efetuado de maneira segura sem riscos lesivos no plano músculo –articular, dando como bonificação ao seu executor, maiores ganhos de força e princípio de flexibilidade.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 21/04/2007
Código do texto: T458695
Classificação de conteúdo: seguro