O que é o que é?

A todo instante, assuntos ligados à área da saúde ganham espaços na imprensa. Jornais, revistas, televisão, dedicam cada vez mais espaços para melhor informar a população no âmbito de melhorar a qualidade de vida de todos através da informação. Alguns termos científicos e técnicos são empregados até mesmo em assuntos corriqueiros que estamos cansados de ouvir, ver e falar, mas que ficam meio vagos por não haver uma explicação mais simples do que realmente são, pensando nisto este artigo vem a simplificar termos comuns do no nosso dia a dia, mas que algumas pessoas ainda não assimilaram.

Termos como P. A (pressão arterial), FCM (freqüência cardíaca máxima), DC (débito cardíaco), Exercício Aeróbio, Exercício Anaeróbio e TMB (taxa metabólica basal) serão um pouco mais simplificados.

P. A nada mais é do que a média da pressão sistólica e da pressão diastólica durante o ciclo cardíaco completo (batimento cardíaco), onde as pressões do sistema arterial impulsionam o sangue pelas artérias a todo o sistema circulatório. Ela é aferida e não medida como comumente dizemos, é verificada através de um aparelho chamado esfigmômetro que nos dá o resultado em milímetros de mercúrio, assim quando na aferição tem-se o resultado de 120x80mmhg, significa que a pressão arterial da pessoa está em 12x8, (doze por oito), inclusive este número é a média ideal aceita pela comunidade médica para que a pressão arterial esteja ideal pra homens e mulheres adultos.

Outra abreviação que comumente encontramos é FCM, Freqüência Cardíaca Máxima, quem não já ouviu a seguinte recomendação: Olha!

Não vá exagerar nos exercícios, pois seu coração no máximo de batimentos pode lhe dar um ataque cardíaco! De fato pode acontecer, mas fica pra um outro artigo, essa freqüência cardíaca máxima é o número de batimentos na ordem de 220 por minuto, desse número criou-se uma faixa de segurança do qual se subtrai a idade da pessoa, ou seja, 220-IDADE=FCM, exemplo: uma pessoa de trinta anos tem sua FCM em 190 batimentos por minuto (bpm) durante o exercício, batimentos próximos ou até mesmo passando destes números serão prejudiciais à pessoa não condicionada pra tal, portanto somente com a idade podemos saber até onde chegar em exercícios, o ideal para grande maioria da população é se exercitar entre 55% e 85% da freqüência cardíaca máxima, levando-se em consideração o exemplo acima, entre 105 e 162 batimentos por minuto.

Débito Cardíaco ou DC é o volume de sangue ejetado na aorta em um minuto, ou seja, o volume de sangue em mililitros multiplicado pela freqüência cardíaca, em repouso o DC pode variar de pessoa pra pessoa e de sexo pra sexo, podendo chegar a 6 litros em mulheres e 8 litros em homens, alcançando até 42 litros em exercícios, podendo assim o coração bombear até 42 litros de sangue para irrigar o corpo durante o exercício intenso.

Exercício Aeróbio é qualquer atividade sustentada continuamente por mais de cinco minutos, onde o sistema fornecedor de energia necessita de oxigênio para liberar energia para continuarmos exercitando, se caracterizam exercícios aeróbios a caminhada, ciclismo, corrida, natação, hidroginástica etc. Exercícios anaeróbios são exercícios que não necessitam da presença de oxigênio pra liberar energia, pois são realizados em poucos segundos, em média, dez segundos, contudo a respiração é normal nesse período, são exercícios anaeróbios as provas de 100 metros de corrida, 25 metros livres de natação, musculação em treinos pesados e poucas repetições etc.

TMB ou taxa metabólica basal é a quantidade de energia necessária para que nós nos mantenhamos vivos, é a energia necessária para desempenharmos as tarefas do dia a dia e manter as funções vitais de nossos órgãos. Nutricionistas através da TMB calculam com fórmulas específicas esses números orientando seus pacientes em regimes e controles de peso, tendo e seu poder a idade, sexo, altura e peso atual da pessoa. Contudo nós da área da saúde e bem estar físico estamos tentando informar e ajudar nossos leitores através de artigos como este.

Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP
Enviado por Ed Carlos \\Personal Trainer Votuporanga SP em 23/04/2007
Código do texto: T460445
Classificação de conteúdo: seguro