Como se sair bem numa entrevista de emprego

Caramba, chegou o dia, o tal dia em que você vai ser entrevistado, ufa! Expectativa tua, da sua esposa (o), ou namorada (o), dos que te cercam. Durante a semana que passou você experimentou sentimentos diversos, desde o 'clássico' ao 'punk', calma, ansiedade, medo e ímpetos de autoconfiança. Tudo bem até então, você é gente e, ser gente é experimentar tudo isso mesmo, ok. Mas, você pensa bem e lembra que já é a terceira entrevista em um mês, e que algo tá errado, porque você tinha certeza que seu curriculum era bom, que você atendia ao perfil do negócio, que você tinhas as habilidades necessárias e, algo deu errado. As seguintes frases que causam náuseas foram ditas, de forma educada e ensaiada: - Olá, é o Sr. Fulano de tal? O gestor de Recursos Humanos pediu para lhe informar que o processo seletivo foi concluído e que foram escolhidos os candidatos aprovados. O senhor ficará no aguardo de maiores informações sobre os próximos processos ok? Saiba que gostamos muito de conhecê-lo e que seu perfil é muito requisitado em diversos departamentos. Assim que estivermos necessitando de preenchimento de novos cargos, entraremos em contato com o senhor para mais processos seletivos. Muito obrigado e bom dia. A nossa empresa...blá, blá, blá etc e tal. Horrível isso, mas é o que tem acontecido com você, ou algo bem parecido.

Vamos lá. Você sabia que muitas pessoas que não têm um curriculum tão extraordinário mas, que durante a entrevista são 'antenados' no passo a passo do entrevistador ganham a vaga? Isso mesmo. Como assim? Digamos que, no meio da entrevista chegue uma secretária pedindo licença por interromper, mas que precisa da assinatura dele (o seu futuro chefe) e, quando esta o faz, não tem uma caneta e, o pior ele também não tem e quem tem? Você e os outros três candidatos, mas quem se levanta? Você, e tira uma caneta do bolso e oferece, pontinho pra você! Parabéns! E, depois disso a dinâmica continua, vocês estão disputando uma vaga, a única e vocês têm que fazer umas colagens e tal, àqueles testes que tem um monte de coisa misturada e você tem que selecionar pedacinhos de várias cores e colar numa folha em branco, um teste com tempo limite. Seu futuro chefe está acompanhando tudo, cronometrando, talvez ao lado de uma psicóloga, ou não, e, um dos candidatos (um concorrente seu) tenta utilizar a cola, mas tá entupida, você vê o esforço dele, todos vêm, a situação chamou atenção de todos, há uma comoção e, você para o seu trabalho para ajudá-lo (não porque você queira ajudá-lo e por em risco seu teste, - o tempo tá correndo, mas sim porque você sabe que isso vai ser bom para você! E, ele não quer a sua ajuda, mas vai aceitar para ser educado, sensato). O que aconteceu? Mais um ponto para você!

Enfim, você pode estar se perguntando, mas isso não acontece assim, duas situações num mesmo processo. Concordo, é raro. Mas o que desejo neste artigo é desmistificar a história que só o excelente curriculum basta. Se você estiver tranquilo e saber aproveitar as oportunidades, certamente você estará na frente de 'gênios retraídos'.

Seguem umas dicas importantes:

1. Tenha uma boa noite de sono antes da entrevista, evite bebidas, excessos ou comilanças, saiba que você deve estar bem neste momento tão importante;

2. Jamais chegue atrasado;

3. Tenha um aperto de mão firme e olhe sempre nos olhos (mas não seja ameaçador, seja o seu olhar meigo, solícito);

4. Lembre-se que os que te entrevistam tem os mesmos problemas que você, ou seja, crises, dores, fugas, máscaras, então, sabendo disso, desarme-se, vá tranquilo e queira ser natural. Quem não reconhece uma voz forçada, um jeito 'forçado'? Seja simples, porém único;

5. Acho que o mais importante, pegue as oportunidades e dê seu show, nas oportunidades supracitadas, pois certamente elas acontecem, claro que não as mesmas (seria muita coincidência, você riria na hora se lembrasse deste artigo), mas elas acontecerão. Você deve identificá-las e agir, ganhar os tais pontos que falei.

Saiba que se você seguir estas orientações e o bom senso, pois poderíamos escrever um livro sobre esse tema, você se destacará dos demais.

Boa sorte e marque pontos!

Christiano Buys

Christiano Buys
Enviado por Christiano Buys em 24/01/2014
Código do texto: T4662411
Classificação de conteúdo: seguro