GISLENO FEITOSA: UMA LIÇÃO DE HUMANISMO

Maria Nilza

Professora e escritora

“Em tempos de tantos deuses, tantas crenças, tanto desrespeito ao ser humano em nome da tecnologia, é confortador saber que há outras trincheiras onde se luta arduamente em favor do belo, da estética, da verdade e dos sentimentos reais da alma humana. G.F”

A dedicação do médico e acadêmico Gisleno Feitosa à nossa Literatura é a atitude de um intelectual que aproveita o pouco tempo que dispõe para semear alegria e levar a amigos e a todas as pacientes mensagens ricas de ensinamento na prosa, na poesia, na crônica divertida e no humor em que se revela especialista.

Ao publicar seu primeiro livro intitulado VIDE BULA PARA VIVER MELHOR (Teresina, 1996) - uma leitura de configuração científica, no qual Gisleno Feitosa oferece uma radiografia do universo feminino e procura abordar com propriedade os sentimentos humanos, seus anseios, suas esperanças e o lenitivo da cura dos males do corpo e da alma.

Pouco tempo depois ele retorna ao cenário literário com um novo livro difundindo o que sabe fazer com muita propriedade, a poesia de cordel. GISLENO FEITOSA EM PROSA E VERSO (Teresina, 2009) é o poeta completo com os recursos técnicos da construção do verso, o improviso que rompe as regras e o talento de um escritor que sabe descrever as cenas do cotidiano, que viaja na alma da linguagem sertaneja e exalta a beleza de sua amada, Salvina, numa oração em que sua musa é vista como “a rainha de sua vida”.

Salve Salvina; suavemente feminina!

Luz que ilumina Minh ‘alma.

Com fachos de amor. [...]

Tê-la sempre ao meu lado,

É meu sonho sagrado!

Os amigos vêm em seguida, numa demonstração de humanismo incomum para os nossos dias.

O Gisleno médico, provavelmente o melhor ginecologista que conhecemos antenado com os avanços e conquistas da medicina, que o tornam um cirurgião respeitado, confiável, procurado por uma vasta clientela em busca de uma cura para os males deste tempo.

No consultório, os sentidos do médico estão completamente voltados para o paciente que necessita dos seus cuidados e ele com sua dedicação e humildade procura uma forma mais simples e didática de explicar ao paciente o que ele está sentindo.

A visão do médico se confunde com a visão do poeta, ao explicar pela arte, o que se passa no organismo do paciente:

Câncer da mama é fatal,

Mas pode ser prevenido,

Bastando que a mulher,

Sem temor, sem alarido,

Investigue com cuidado,

Algum tumor escondido.

(Da bula à Literatura – Sobrames\Pi \ 2013)

Ao deixar o consultório, a enfermaria, ou a sala de operação, seu pensamento seleciona outros interesses, e é nesse momento que a Literatura se instala e passa a movimentar o mecanismo cerebral da criação artística, atiçando a inteligência criadora e extraindo da memória fragmentos que se transformam em peças mágicas de sua bela literatura.

O conferencista, o palestrante, o animador de congressos e encontros científicos se agiganta na transmissão de ideias e mensagens que encantam auditórios e assembleias.

O Humanismo de Gisleno Feitosa é cativante. É raro vê-lo irritado, seu humor é contagiante, sem prejuízo da seriedade com que encara os dilemas de cada dia.

Todas essas virtudes são compartilhadas com amigos nas redes sociais, aproveitando, certamente, o horário noturno para postar mensagens alegres e divertidas, muitas delas por ele mesmo criadas e \ ou adaptadas. Outras visam apenas beneficiar os pacientes de alguns cuidados com a saúde, mensagens estas reveladas em suas pesquisas, veiculadas através do facebook e de outras ferramentas tecnológicas, com que compartilha com amigos e pacientes.

A cidade fica mais feliz com sua presença nas redes sociais.

Esta homenagem não é apenas minha, mas de todos os amigos admiradores que compartilham de sua grande vocação para a arte do bem viver.

Maria Nilza Oliveira de Carvalho

Professora, escritora e acadêmica titular da Academia de Ciências do Piauí e Academia de Letras do Médio Parnaíba.

Maria Nilza
Enviado por Maria Nilza em 16/02/2014
Código do texto: T4693299
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.