QUE REALIDADE VIVEMOS MESMO?

As vezes me pergunto por que os espetáculos têm tanta importância nas sociedades civilizadas?

Por exemplo na Roma Antiga o pão e circo era oferecido as massas como uma forma de amaciamento das mesmas, os mandatários utilizavam para fazer o povo se omitir e ser menos refratários.

E hoje quais as arte manhas para que a massa fique calada ou omissa? Bem, hoje é mais sofisticado; temos a mídia, ma no meu entender os principais protagonistas são: A religião, porém principalmente, o futebol os filmes, e as novelas etc.

Por que os jogadores de futebol, os artistas hollywoodianos ganham tanto?

Na verdade o futebol e o cinema têm ponto estratégico no sistema social político em que as pessoas vivem. Esses espetáculos são uma forma de fazer com que a grande maioria dos indivíduos se encantem, fantasiem e esqueçam suas duras realidades. É claro que junto a isso temos também as bebidas alcoólicas e as drogas ilícitas. No caso específico dessas drogas enquanto a grande maioria do povão pensa que as autoridades combatem as drogas, e no discurso elas convencem mesmo, mas por trás dos bastidores a história e bem outra.

As pessoas precisam que todos esses ingredientes, (é claro, cada um com sua dose) para suportar o mundo cão que vivenciamos. Se não houvesse esses tipo de controle o sistema não conteria as rebeldias e até mesmo o alto grau de suicídios.

A religião é um outro fator de sustentação dos grupos sociais, no entanto, ela não está sendo tão eficaz em alguns países da Europa, assim mecanismos como o futebol e o cinema onde o glamour são pontos são pontos chamativos e de fantasia de uma grande parte das pessoas, o que ameniza e muito a cruel realidade em que a maioria das pessoas estão submetidas.

Erick Fromm sinaliza com esse tema embora ele não tenha sido direto como estou sendo agora.

Em sua palestra (consciência e sociedade industrial) Erick Fromm desenvolve essas ideia baseando-se em Freud, em consciente e inconsciente, mas ele preferiu usar consciência e subconsciência. É claro que ele desenvolveu outras questões em cima do que ele se propôs. Mas entendo que o neuropsicólogo e psicanalista que foi, Fromm também entendia como o sistema afasta as pessoas da realidade através dos seus mecanismos.

"A ansiedade é principal motivo que obriga as pessoas a obedecerem e adaptarem-se. Freud criticou a sociedade de uma forma muito restrita, nos termos do pensamento liberal: Freud não viu que a realidade é uma entidade muito mais complexa e ambígua e que corresponde em alto grau a uma categoria social. Muito do que consideramos como realidade são fenômenos que uma dada sociedade condiciona. De fato, grande parte do que acreditamos ser a verdade nama mais é que o consenso da maioria naquilo que subjetivamente experimento como real, verdadeiro racional e moral (...)" (sociologia e sociedade-leitura da introdução á sociologia-org. Mencarini, Foracchi e José de Souza Martins, 1980, pg 15)

Erick Fromm em sua palestra desenvolveu o tem com mais complexidade do eu exponho aqui, mas entendo que a proposta seja a mesma, mostrar o quanto a maioria das pessoas está longe de entender o que seja realmente a realidade, é o que Fromm chamou de filtro social.

inclemente
Enviado por inclemente em 02/03/2014
Código do texto: T4712595
Classificação de conteúdo: seguro