Correlações entre o Espiritismo e a Doutrina Secreta

Lemos em "O Livro dos Espíritos" na pergunta 628, os Espíritos Superiores nos recomendarem que não desprezássemos os textos antigos de todas as religiões e tradições, porque neles estão contidos grandes verdades; que ainda que misturadas com crendices e superstições, são muito fáceis de coordenar com a chave que nos dá o Espiritismo: A Fé Raciocinada!

Conhecedores da Doutrina Espírita, desarmados de prevenções e preconceitos, descobriremos nas tradições de todos os povos, nos textos de todas as grandes religiões, os princípios que a Doutrina Espírita vem clarear e outros que os Espíritos ainda estão por divulgar.

A Doutrina Espírita é uma revelação progressiva, à medida que podemos "suportar", novas realidades são desveladas aos nossos olhos maravilhados. Mas muitos de nós guardamos o espírito conservador e nos julgando defensores da "verdade", nos arvoramos em zeladores da Doutrina Espírita e vamos censurando, tolhendo as novas revelações!

Assistimos nos dias de terceiro milênio, a uma nova inquisição, onde os médiuns que são intermediários de novos informes, são taxados de loucos e obsediados, são queimados nas novas fogueiras da intolerãncia! As fogueiras de Barcelona hoje proliferam no Movimento Espírita e Kardec já afirmava: "Proibir um livro é mostrar-se que o teme."

Devemos nos lembrar que quando André Luiz nos trouxe "Nosso Lar", muitos estranharam as novas informações. Hoje a título de proteger a "Pureza Doutrinária", livros que amanhã serão pilares da Doutrina Espírita estão sendo condenados pelos novos "donos da verdade".

Mas analisemos a Pergunta 628: " Por que a verdade não foi posta sempre ao alcance de toda gente?

Resposta: Importa que cada coisa venha ao seu tempo. A verdade é como a luz; o homem precisa habituar-se a ela, pouco a pouco; do contrário, fica deslumbrado.

Jamais permitiu Deus que o homem recebesse comunicações tão completas e instrutivas como as que hoje lhe são dadas. Havia como sabeis, na antigüidade alguns indivíduos possuidores do que eles próprios consideravam uma ciência sagrada e da qual faziam mistério para os que, aos seus olhos eram tidos por profanos. Pelo que conheceis das leis que regem estes fenômenos, deveis compreender que esses indivíduos apenas recebiam algumas verdades esparsas, dentro de um conjunto equívoco e na maioria dos casos, emblemático. Entretanto, para o estudioso, não há nenhum sistema antigo de filosofia, nenhuma tradição, nenhuma religião, que seja desprezível, pois em tudo há germens de grandes verdades que, se bem pareçam contraditórias entre si, dispersas que se acham em meio de acessórios sem fundamento, FACILMENTE COORDENÁVEIS SE VOS APRESENTAM, graças à explicação que o Espiritismo dá de uma imensidade de coisas que até hoje se vos afiguram sem razão alguma e cuja realidade está hoje irrecusavelmente demonstrada. NÃO DESPREZEIS, PORTANTO, OS OBJETOS DE ESTUDO QUE ESSES MATERIAIS OFERECEM. RICOS ELES SÃO DE TAIS OBJETOS E PODEM CONTRIBUIR PODEROSAMENTE PARA VOSSA INSTRUÇÃO." (tradução de Guillon Ribeiro.)

Lembremos a célebre recomendação de Paulo de Tarso - O Apóstolo dos Gentios: "Lê tudo, retêm o que é bom." Felizmente Kardec deixou-nos as portas abertas para examinarmos os acervos do passado, que podem contribuir "poderosamente" para nossa evolução e assim compreendemos que os Espíritos Superiores, com o advento do Espiritismo, não puderam obviamente revelar "toda a verdade", assim compreendendo a progressividade da Revelação Espírita devemos estar abertos ao futuro, às novas revelações que copiosamente chovem sobre a Seara Espírita. Novas revelações que estão em correlação com as tradições antigas!

Poderemos ler os textos do Budismo, a Tradição da Cabala, os manuscritos do Evangelho de Tomé, os hieróglifos de pirâmides que estão no Egito e nas Américas, as tríades dos Druídas, os Vedas da Índia, o Alcorão, a filosofia Zen... as tradições Africanas e não nos confundiremos, se possuírmos a base sólida da Terceira Revelação!

Perceberemos encantados que todas as tradições dos antigos ensinam a mesma verdade, com as particularidades de cada cultura e de cada época. Descobriremos assim a "Doutrina Secreta" ensinada aos Iniciados de todos os povos, em todas as épocas e latitudes! Perceberemos que a verdade do Eclesiástes é incontestável: "Não há nada de novo debaixo do Sol!" Compreenderemos que o Espiritismo é a vulgarização de tudo o que era oculto às multidões, aos profanos do passado.

No livro "Memórias de um suicída" do espírito Camilo Cândido Botelho, psicografado por Yvonne do Amaral Pereira, em sua segunda parte, o grupo de espíritos suicídas que foram resgatados das zonas umbralinas são apresentados a novos instrutores, entre eles Epaminondas de Vigo que lhes ensinaria a "Ciência Universal" conhecida no passado como "Doutrina Secreta"! Ciência esta que somente o Cristo e seus prepostos possuem em toda sua profundidade e sabedoria!

Interessante também frisarmos as alusões do Mestre Leon Dennis em seu livro "Depois da Morte", onde o grande filósofo do Espiritismo revela a pujança do passado, em especial a Tradição dos Druídas. E as significativas palavras do Espírito João Evangelista no Capítulo 8 de " O Evangelho segundo o Espiritismo":"lhes ensinaremos a forte correlação entre o que foi e o que é".

No início do Século XX, o insígne Dr. Antonio José Freire, publicou em Portugal interessante obra intitulada "À margem do Espiritismo"(Da Sabedoria Antiga á época Contemporânea). Com sua extraordinária inteligência o Dr. Antonio exalta o conhecimento das antigas civilizações revelando o que estava "à margem do Espiritismo", no Brasil a FEB editou o livro com outro título:"Ciência e Espiritismo(Da Sabedoria Antiga à Época Contemporânea) haja visto que já existia no Brasil o livro de Carlos Imbassahy com o mesmo título.

Hoje pouco à pouco as realidades que ficaram "à margem", nos chegam através das clarinadas de tantos livros novos e "anti-doutrinários". E pasmem, a Doutrina Secreta paira nas bancas Espíritas de todo o Brasil, acessível aos que tem olhos de ver, oculta aos que julgam tudo saber. À pouco tempo, comprei em uma banca o livro "Aruanda" de Robson Pinheiro e o mesmo estava praticamente escondido no fundo da prateleira, quase oculto por recomendação de maiorais do Movimento Espírita daquela cidade. As "novas" verdades estão editadas, publicadas e censuradas. Os novos fariseus estão a perseguir as "Boas Novas". Meditemos as sábias palavras de Gamaliel em Atos dos Apóstolos; " Se o que estes homemns estão a divulgar é falso, cairá por si mesmo, mas se são verdadeiras..."

Assim estão "oficialmente" censurados: Ramatis, Bacelli, Divaldo, Rochester, Miramez, Robson Pinheiro, Roger Feraudy, todos os preto-velhos e tudo que cheire a esoterismo! Deveremos ler apenas as obras básicas de Kardec, os livros de Chico Xavier, especialmente os de Emmanuel e André Luiz!

Os Espíritos Superiores vão pouco à pouco desvelando os mistérios, à medida que vamos evoluindo podemos aceitar novas realidades. Muitos temas nos parecem obscuros e os repelimos sem investigar. Muito tem sido revelado ao longo da história do Espiritismo

e somente os que conseguem ampliar seus horizontes é que fazem estudo sério de obras tidas como polêmicas pela maioria. Em nossa evolução teremos que conquistar o bom senso, teremos que desenvolver nossa capacidade de discernimento entre o bem e o mal, entre o certo e o errado, entre o falso e o verdadeiro.

Na ilusão de tudo saberem, muitos criticam e zombam de obras sérias, convictos de que são obras "anti-doutrinárias". Na maioria das vezes criticam sem analisar seriamente estes temas e paradoxalmente, os Espíritas que históricamente foram incompreendidos, taxados de loucos e endemoninhados, hoje condenam idéias e conceitos sem prévio exame, sem conhecimento de causa!

Mas à todo instante o passado retorna, o acervo da humanidade está registrado em pirâmides, templos, inscrições, megálitos, tradições e também nos registros Akásicos acessíveis aos médiuns que tem a clarividência e podem explorar o passado através da visão psíquica!

À cada momento a humanidade aproxima-se da elucidação deste fascinante quebra-cabeças. Arqueólogos, buscadores, investigadores vão trazendo à luz, de sob a poeira dos milênios, a verdade incontestável! Achados preciosos sugerem a correlação entre as tradições de todos os povos!

A Doutrina Secreta que permaneceu através dos milênios em humilde silêncio, agora quer se revelar!!! O Espiritismo é Iniciação à céu aberto, acessível à todos os que tem olhos de ver. Acompanhando as revelações Arqueológicas, vão chegando novas informações pelas mãos fluídicas de tantos espíritos que vão evidenciando toda a riquesa do passado. Mas para muitos, temas como a Atlântida, a humanidade Intraterrena e Extraterrena, os Elementais, a Magia, a Grande Fraternidade Branca e outras preciosas revelações soam como ficções, contos da Carochinha!!!

Torre de Babel

Estamos dizendo as mesma palavras

em línguas... idiomas diferentes;

em culturas distantes, mas convergentes!

Prossegue a trajetória de todos nós

em paralelas distintas e ascensionais,

em ânsia de amar e de sabermos mais!

Corre o planeta em suas espirais,

cativo em sua órbita tracejada,

conduzindo-nos velozmente ao paraíso!

E de todos os lados nos chegam as evidências,

multiplicam-se as coincidências:

Contatos de terceiro grau,

regressões e progressões atemporais,

revelações inéditas e "sobrenaturais"!

Mensagens cifradas, congeladas no tempo,

em manuscritos e hieróglifos desconcertantes,

relíquias... sabedoria de civilizações deslumbrantes!

Buscadores, investigadores, viajores perplexos...

contemplam imagens confusas de um espelho convexo...

caleidoscópio fascinante de verdades universais!!!

Espreitam-nos esfinges famintas e inquiridoras,

devorando nossa ignorância e hipocrisia

e prosseguimos felizes à procura do Graal

escondido nos encaixes das paredes de tijolos invisíveis!

E à todo instante... o passado retorna!!!