Carro à gás: NÃO VALE A PENA!

Sei que há divergência de opniões a respeito da instalação do kit GNV nos veículos. Meu relato aqui, se baseia em minha experiência e nada mais.

Possuía um veículo Fiat Marea ano 2000, modelo ELX, completo. Comprei o carro há cerca de dois anos e seis meses. O veículo era maravilhoso: 65 mil km rodados, carroceria em perfeitas condições, e totalmente revisado. O proprietário anterior havia colocado nele o kit gás há pouco mais de três meses.

Ao rodar com o carro, percebi o quanto era econômico, a despeito de ser um veículo possante: enquanto que gastava cerca de 30 reais com gasolina para rodar determinado trecho de São Paulo, com o gás, dispendia cerca de 14 reais!

Sempre fui cuidadoso com carro. Troquei correia dentada logo de início e fiz checagem para ver se havia "borra". Trocava oleo tipo sintético regularmente, filtros, água, etc. Andava, de vez em quando, com gasolina para evitar entupimento dos bicos enjetores. Todos os cuidados tomei, alguns nem relatados aqui.

Feliz com o desempenho do carro, fiquei com ele por cerca de dois anos e sei meses, o que fez a quilometragem chegar aos 106.000 km.

A carroceria não era a mesma: barulhenta a cada vez que eu passava num buraco.

Então percebi um barulho diferente no motor. Levei ao mecânico e ele disse que o carro estava com o motor rajando. Inconformdo, levei a mais outros três mecânicos e as respostas foram semelhantes. Um deles chegou a dizer que era preciso urgentemente refazer o motor e que o serviço ficaria em R$6.000,00.

Tentei vender pela internet, nas feiras livres e nada. Até que consegui, finalmente, me desfazer do carro, trocando por outro veículo, uma Parati em excelente estado, mas com a Marea cotada ao preço bem abaixo da tabela.

Se por um lado economizei no consumo do combustível, perdi no preço final do carro. O prejuízo prefiro não revelar aqui, mas posso dizer que não foi pequeno. Isto porque fui muito cuidadoso.

Neste intervalo de tempo que fiquei com a Marea, fundiu o motor da perua Kombi do meu vizinho que era movida à gás.

Assim, posso dizer que o kit gás irá acabar com sua carroceria (pois terá que levar cerca de 70 kg equivalentes ao peso do botijão) e com o seu motor, ressecar as mangueiras, etc, etc.

Uma conclusão eu cheguei: não quero mais saber de carro movido a gás e não aconselho ninguém a adquirir um. Mas, cada cabeça uma sentença.

Um grande abraço a todos.