Exemplo

Existem feitos, ações e tantas outras situações que podem ser vistas como boa e tomada como exemplo. Digo isso, após ver os ocorridos dos últimos dias que muito mexeram comigo e espero que também tenham mexido com todos vocês, brasileiro, brasileira. O caminho mais curto para ensinar educação moral e cívica é através do exemplo. Então é preciso que pensemos nisso e tentemos fazer um mundo melhor, diferenciado.

Primeiro, quero falar daquele time de futebol que, mesmo perdendo, toda a torcida –e eu disse toda- uniu-se e começaram a recolher os lixos que por eles foram lançados, deixados ali, isso sim é exemplo de cidadania, exemplo de educação moral tida dentro de casa, esse é o Japão. Se nós não ativermos para as exemplificações (e boas) não teremos a sociedade boa para se viver, pelo contrário, caminharemos rumo à perdição. Outra peculiaridade dos japoneses é que eles não gritam, falam baixo, ciciam. Isso aqui no Brasil é mito, mas poderia ser diferente, sobretudo, em sala de aula, em que ordinários e ordinárias querem gritar ao falar com professores, que nojo! Esse foi o exemplo tido em casa, não lhe foi ensinado que quando um fala o outro se cala, querem todos, os desidiosos, falarem mais alto do que o professor, salvo algumas exceções, raras, raríssimas. De outra feita, temos e vemos o falar ao celular, mas meu Deus do céu, como são escandalosos ao falar pelo aparelho telefônico, querem que todos os demais saibam de qual assunto estão conversando, mais uma vez, educação e exemplos não tidos em casa. Porque a pessoa que teve uma boa e demorada educação, pode soltá-la em qualquer lugar, até mesmo numa multidão, o tom de voz dela será o mesmo, dificilmente será alterado. Agora não, o que mais temos são pais e mães desorientados que não dão bons exemplos aos filhos.

Segundo, e não menos importante, é o exemplo dos maiores para os menores. O filho, ao ver o pai batendo na mãe, com certeza, quererá também bater na esposa quando crescer, porque esse foi o exemplo que teve em casa. Então esse artigo de hoje, quer nos fazer pensar sobre o exemplo que damos a todos aqueles que nos cercam, não e tão somente de pais para filhos, mas também de irmãos mais velhos para irmãos mais novos, de deputados que já estão no poder há anos (e roubam) para os novos deputados que entrarão (para não roubar), professores aposentando-se para professores iniciantes, enfim, em todo lugar cabe o bom exemplo. A sociedade caminha sem esperança de volta justamente porque poucas são as pessoas que estão conseguindo dar bons exemplos para tudo. Que exemplo pode ser dado no quesito educação no Brasil? Política? Saúde? Governos? Nada, absolutamente nada. Essa nação está à beira do abismo e, infelizmente, se alguém não fizer nada ela há de desmoronar, ah, se há...

E para encerrar, se as crianças de hoje não tiverem bons exemplos dentro de casa, ainda desde pequenos, quando crescerem, esqueçam, não me venham querer reeducar marmanjos, eles não serão reeducados, perda de tempo. Freud dizia que estruturamos o caráter da criança até os sete anos, no máximo, a partir dessa fase, desse momento, não percamos mais nosso tempo, os iniciais não mais serão alterados, apenas mudar-se-ão os secundários e olhe lá. Então, é preciso que todos nós pensemos no exemplo a ser dado a essas crianças. Vejo muitas pessoas dizendo-se brasileiras, brasileiros e batem ferozmente no peito para arguirem isso, mas arrotam no meio de todo mundo, jogam latas de cervejas pela janela, falam mal da sogra, traem a esposa. É isso que é o exemplo? Não, não o é! Se o Brasil está do jeito que está, claramente, devemos isso à falta de exemplos não dados no momento certo. Portanto, dê o exemplo hoje, para não retirar seu filho da cadeia amanhã. Estamos conversados!

Rafael Vieira

Professor Rafael Vieira
Enviado por Professor Rafael Vieira em 20/06/2014
Código do texto: T4852367
Classificação de conteúdo: seguro