“A MAIOR NECESSIDADE DO HOMEM!”

“A MAIOR NECESSIDADE DO HOMEM!”

Estive pensando sobre as relações que construímos como seres sociais. Em nossa sociedade global e modernizada, surge a era da comunicação digital, virtual. O mundo em suas mãos num micro ou num celular, maravilhosas invenções das tecnologias do século XXI. Somos intrinsecamente ligados por razões diversas, selecionados em nossas etnias, culturas, línguas e crenças, porém nada me parece mais vital para o homem do que a sua necessidade de comunicar.

Consideramos indispensáveis ao corpo físico, o pão e a água. Contundo quero enfatizar outra necessidade que ultrapassa ao biológico, que está presente em qualquer cultura, em qualquer povo, etnia ou nação, tribo ou grupo de pessoas heterogêneo.

Comunicar é um recurso que todo homem tem ao seu dispor. É algo inato, imutável. É um ato essencial a nossa existência. Enriquece nossos relacionamentos. Não haveria avanços para a humanidade sem a intervenção da comunicação. Quando Gutemberg criou a primeira máquina com tipográficos, um novo amanhecer aconteceu para a aquisição dos saberes. Existia muitas invenções naquela época. Muitos pensadores tentavam divulgar suas idéias, porém após esta descoberta, o mundo não poderia mais conter a expansão do saber. Esta descoberta mediou o avanço do conhecimento. Pensadores forma descobertos. Teóricos e cientistas tinham um meio para levar sua voz ao mundo que jazia na trevas do obscurantismo e do domínio da Clero e da Nobreza. A Idade das Trevas sofreu com o impacto dessa nova “luz” que vinha a esclarecer muitos mitos e contradições que até então, ditas como veracidade e que não permitiam a reflexão e a comunicação livre de censura.

Obras que estavam “mudas” passaram a falar a multidões ávidas pelo conhecimento, pela novidade da mensagem escrita e impressa. A própria Bíblia foi beneficiada, tendo sido o primeiro livro impresso. Acredito ter sido uma das mais relevantes invenções do homem, pois através desta muitas outras foram fomentadas.

Hoje, vivemos a ampla capacidade que dispomos para desenvolver nossos contatos ao redor do mundo, não há mais barreiras para essa interação nessa sociedade global, temos que lidar com tantas informações que nos chegam na velocidade da luz. Contudo, me vem uma preocupação, não devemos esquecer como o elemento afetivo e humano é essencial a comunicação plena, a letra comunica, a voz também, porém nada pode substituir a comunicação real e presente em todas as suas facetas, isso só se dá ao vivo, com o contato face a face.

As diversas formas de linguagens e signos que temos construído ao longo de nossa história apontam para a relevância que estes têm para que possamos transmitir nossos pensamentos, ideologias, crenças, superstições, mitos e outros. Falamos todos os dias. Recebemos mensagens diversas. Lemos placas, pessoas, imagens, paisagens, avisos, faixas, sinais, códigos, signos, formas e cores, o mundo é um universo a ser lido, está escrito, mas não de forma acabada, temos que aprender a lê-lo em suas mais diversificadas formas de linguagens.

A comunicação está presente em todo lugar. Mesmo onde falas não são ouvidas. Um sorriso, um olhar, um toque, um gesto, são formas de o nosso corpo transmitir suas mensagens. Vivemos de comunicação. Criamos tantos meios para transmitir nossos pensamentos por acaso? Toda essa evolução das tecnologias de comunicação é um fator realmente novo? Até mesmo as civilizações mais remotas buscaram meios para aprimorar sua forma de comunicar, a escrita e as gravuras, os achados arqueológicos mostram que aconteceram estágios na linguagem do homem, sempre caminhando para uma melhor formar de entendimento e de memorização de sua história, tudo devemos a comunicação efetivada que seja de forma oral, escrita ou simplesmente pela tradição.

A comunicação se tornou tão presente em suas mais variadas formas que as pessoas do mundo pós-moderno, entrariam em pane se não pudessem usar o celular e a internet para manter contato com o outro. O homem aprendeu a diversificar as formas de interagir com o seu semelhante, porém deve saber que a comunicação não é um fim em si mesma, ela é a expressão da alma. É o ápice do pensamento, ela nos forma, nos coloca no lugar onde estamos inseridos, é o elo que nos une.

Só os sentimentos não seriam suficientes. Só o amor também não seria! O próprio Verbo, se tornou carne. Deus veio comunicar o seu amor pessoalmente, após mandar muitas mensagens por profetas e mensageiros, Ele veio em carne para comunicar em sua plenitude. Isso nos remete a grande relevância das relações inter-pessoais. Comunicar não é somente escrever e falar palavras, é transmitir sentimentos. E se mais de 80% da linguagem que falamos se constitui de linguagem corporal, é triste dizer, mas muita gente hoje só usa apenas menos de 20% para concretizar a totalidade do que quer dizer, para aonde foi a linguagem plena? A comunicação total, real e presente!

Não sou contra o uso das tecnologias da comunicação de massa, pelo contrário, uso muito estes recursos que nos “ aproxima” de pessoas, distantes, por meio do E-mail e sites de relacionamento; porém, enfatizo que nada substituirá a comunicação integral, que afirmo ser, o olhar nos olhos, o toque, a expressão facial, o próprio corpo em sua totalidade de comunicar. É esta a maior necessidade do homem comunicar e ser comunicado!!!

Luciano Costa

14/05/2007

Antonio Luciano da
Enviado por Antonio Luciano da em 15/05/2007
Código do texto: T487750