A RESPEITO DE RESPEITAR O OUTRO

Contribuição no debate acadêmico de MULTICULTURALISMO

É estranho ouvir a ideia do não bem vindo de alguém. Entendo que pontos de vista e modos de viver podem incomodar as pessoas pelo simples fato de existirem pessoas que não pensam ou não são como nós. Temos, por questões óbvias, o pensamento etnocêntrico, mesmo sem perceber, ao causar estranheza no comportamento de outra cultura, quando muito diverso dos nossos costumes. Ainda mesmo dentro de nossa nação e de nossa cultura pouco diversificada, encontramo-nos e deparamo-nos com pessoas que desafiam nossos conservadorismos e, para alguns, pilares das nossas sociedades e civilizações. Nesse sentido o outro incomoda. Queremos ter razão, queremos que os outros pensem como nós, queremos concluir os debates e fechar discussões. Isso embora seja uma vontade e um costume, é inadmissível numa sociedade que se diz democrática e aberta.

Atualmente vivemos um período de intensos debates de ideias de governo e muitas dessas questões nos são colocadas, como as discussões sobre maioridade penal, relações homoafetivas e o caso do aborto. Pensamos diferentes, as vezes de forma apaixonada, o que nos leva ao "primitivismo" humano de nos achar donos da verdade. Acho que é por aí que talvez pensamos assim. Mas que Deus nos livre de agirmos assim. E para os ateus, que nossa humanidade nos livre.

LUCAS FERREIRA MG
Enviado por LUCAS FERREIRA MG em 30/09/2014
Código do texto: T4982630
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.