SHAME= VERGONHA... (em inglês).
 
Esta palavrinha em inglês – SHAME- faz-me lembrar da trágica morte e assassinato do ex-presidente norte-americano John Fitz Gerald Kennedy,na década de 60,novembro, quando era repórter do “estadão” e fui designado a “cobrir” os fatos no Consulado Norte Americano de São Paulo,na av. Paulista,Conjunto Nacional, onde tinha um autêntico amigo,o Tito,assessor oficial de imprensa,naquela época,para nos receber.   Naquele dia fatídico,pela manhã, ele,desesperadamente,tentava,por todos os meios atender aos jornalistas, todos indistintamente em busca de notícias dos teletipos ligados diretos a Washington e da televisão de lá, que na época,por aqui,era ainda em preto e branco,sobre a imensa tragédia americana. A palavra escrita,permanente, sem imagens, nas TVs norte-americanas vindas,todas, após o assassinato era essa: SHAME, que traduzindo significa VERGONHA.
Usando esse “gancho”- na linguagem jornalística, leio agora no ESTADÃO, para a vergonha geral da Nação que após investigações feitas pela Polícia Federal Suíça que só a máfia italiana movimenta mais dinheiro por lá nas chamadas contas secretas que o BRASIL...O nosso País está em segundo lugar em trambicagem e desvios de dinheiro sujo.
Os dados oficiais dessa mesma Polícia informa que em 2013,organizações criminosas brasileiras fizeram transitar mais de R$ 75 milhões ou seja cerca de 29 milhões de francos suíços,com objetivo de lavagem de dinheiro. Esses recursos estariam já bloqueados e identificados em processos que correm por lá.
O volume em 2013 cresceu tanto que chamou a atenção das autoridades suíças em casos envolvendo o Brasil.E, que, os nossos criminosos são mais atuantes que a máfia russa e o crime organizado chinês. O movimento dos brasileiros chega a ser três vezes maior que os tradicionais russos e chineses,coleguinhas do crime  organizado.
Quais as preferências do crime organizado mundial?
Resposta: produtos ilegais, pessoas ,corrupção e prostituição.
Ainda os campeões no gênero são os italianos com um recorde de R$ 150 milhões passados em 2013 pelos bancos suíços...
Na pesquisa internacional, as entidades brasileiras em território europeu lideram as drogas, vendas de passaportes e prostituição,entre outras,além do comércio ilegal de animais e crimes financeiros.
Por outro,entre os países menos corruptos nas Américas estão o Uruguai e o Chile. E, na Europa estão a Dinamarca, Noruega e outros. Na Dinamarca e Noruega os políticos nada recebem quando eleitos...(imaginem,isso por aqui). Essa seria uma idéia interessante, para a Reforma Política que se aventa neste País tupiniquim das empreiteiras,dos lobyes,do caixa dois e tantas parafernálias que desgraçam o sistema,  a sociedade e os cofres públicos,incrementando a politicagem malsã e indesejável.A pletora de Partidos e repartidos (34/35..) nas negociatas de gabinetes,com ar condicionado e cafezinhos...Coisa e tal. Bancas de "negócios".
Com a abertura a “caixa preta” do Petrolão, que já  é assim alcunhado, muita gente de “alto nível social e político”, vai cair na rede da investigação internacional e nacional.Aqui dentro e fora do País...É o que se espera!?
O que vai ocorrer ...ninguém saberá. Talvez um vídeo-tape do Mensalão...já rebobinado.Sem o ex-Ministro Joaquim Barbosa, que fez história...Não existirão "quadrilhas"...Mas só o quê? Por certo "colegiais" indisciplinados e malfeitores. 
Da Itália já veio o recado: não temos condições humanas, nem Papudas para recolher ninguém em celas “dignas”. É o caso recente do ex-presidente do BANCO DO BRASIL - Pizzolatto...
Assim nosso País é visto pelas autoridades italianas. Sem condições de segurança a reclusos... E,então, onde está a segurança do cidadão livre,eleitor,de bons costumes??
Repito,então:
SHAME ... VERGONHA...
Quem viver verá.
É o que se espera.
SHAME.... VERGONHA...
( trocadilhando)
CHAME ISSO, COMO QUISER CHAMAR…