A FUGA PARA MARTE

Lendo esta semana a revista Superinteressante uma reportagem chamou-me em particular minha atenção. A mesma fala sobre uma viagem tripulada por pessoas a Marte. Um mega milionário Mars One é o idealizador desse empreendimento.Contudo, para que a viagem sem volta, (sim, isso mesmo) sem volta dê certo financeiramente, além dos custos inclusos, as pessoas que forem selecionadas vão viver um tipo de reality show produzido pela Endemol.

Segundo a reportagem, o projeto tem um quê de ficção científica distópica. Continuando a informação, o Ceo do Mars One decidiu fundar a empresa em 2011 depois de se espantar com a publicidade gerada com os jogos olímpicos.

Inscreveram-se 200 mil pessoas na tentativa de embarcar para Marte em 2025.

Mas minha pergunta é, o que levou essas pessoas a se inscreverem numa viagem como essa mesmo sabendo das dificuldades que terão que enfrentar na primeira e na segunda etapa da viagem. Na primeira etapa vão enfrentar uma viagem de oito meses de percurso. Depois enfrentarão exposição de radiação, tempestades solares. A cápsula em que cada um irá viajar terá 20m3. Nesse ínterim vão racionar 800 kg comida e 700 kg de oxigênio , além dos efeitos que pode advir da exposição da baixa gravidade, trazendo efeitos colaterais desconhecidos para massa muscular, a densidade óssea e a visão.

Chegando em Marte enfrentarão a segunda etapa dos contratempos. Eles terão que produzir oxigênio "a partir da água que existe no planeta em forma de gelo"."E todos os alimentos que vão ingerir até o fim de seus dias, a partir da plantação hidropônica, uma vez que o que o solo marciano não serve para plantações".

A pergunta continua, o que levou essas pessoas a se inscrever nessa intrépida viagem? Alguns dos depoimentos dos pretendentes nessa viagem nos mostra os motivos.

Para um dos depoentes assim expõe seus motivos. Se afastar da vida terrena o anima, "terei chance de ver a Terra do espaço e refletir"

Outra depoente se expressa dessa forma: "os problemas na Terra, a escassez de recursos naturais necessariamente será preciso colonizar outros planetas".

Mas entendo que o principal motivo é o desencanto de uma grande parte dos habitantes no convívio entre seus semelhantes, a dificuldade das relações entre as pessoas, a lei do mais forte sempre prevalecendo, do mais esperto, a falta de tolerância, a falta de respeito com tudo que se relaciona entre os semelhantes, com a natureza, o egoísmo a flor da pele na maioria das pessoas. Pois é, chegamos a exaustão do convívio entre os seres humanos.

inclemente
Enviado por inclemente em 24/11/2014
Código do texto: T5047419
Classificação de conteúdo: seguro