ISTO É DINHEIRO - UMA REVISTA BRASILEIRA SOBRE ECONOMIA

A revista ISTO É DINHEIRO, disponível em plataformas impressa e web, tem uma circulação periódica semanal, com distribuição regular nas principais bancas do país. Com tiragem de aproximadamente 80.000 (oitenta mil) exemplares – impressos - ela consegue ser, ao mesmo tempo, uma revista em conformidade com o peso de suas análises econômicas, bem como com a publicação em si, a qual apresenta um formato agradável e acessível, o que se configura como seu grande diferencial.

Com um público bem diversificado, o sucesso de sua linha editorial é indiscutível, contendo elementos facilitadores de compreensão que atingem todos os níveis sociais e culturais, agradando não somente a empresários e economistas, como também um grande número de estudantes, universitários, profissionais de todas as áreas e leitores diversos, interessados em matérias e reportagens do mundo corporativo e financeiro. .

ISTO É DINHEIRO surgiu no mercado no final de 1997, como um suplemento da Revista ISTO É, uma leitura antes complementar e que acabou ganhando seu próprio espaço. A partir de então, não parou de revolucionar no jornalismo econômico, com uma vocação inovadora, crítica e contestadora de quem entende do assunto. Com o passar dos anos, aliou a seu conteúdo novas áreas de cobertura, aumentando significativamente a sua difusão no mundo dos negócios. Foi a primeira revista de economia e negócios a publicar uma editoria de Estilo especializada.

Hoje o Jornalismo econômico tem uma função bastante significativa; prestar serviços à população, de uma forma geral, discutindo e analisando assuntos inerentes à macro e à micro economia, do Brasil e do mundo. E a Revista ISTO É DINHEIRO, por sua vez, colabora nessa questão de maneira incisiva, trazendo à tona importantes matérias da atualidade e que envolvem toda área econômica. Sejam pequenos ou grandes negócios, da área privada ou pública, a Revista ISTO É DINHEIRO proporciona aos seus leitores um conhecimento aprofundado nas mais diversas áreas do comércio.

Em 15 anos de circulação, a Revista ISTO É DINHEIRO publica anualmente uma edição com o maior ranking empresarial do Brasil, com as 500 empresas de maior destaque no país, nos mais variados setores. O grupo que alcança a melhor pontuação em todos os campos analisados é contemplado com um prêmio de destaque: O prêmio Empresa do Ano. Esse ranking tem uma grande credibilidade no mercado brasileiro e chega a proporcionar uma visão mais ampliada para as empresas contempladas.

A sua última edição de número 787, de 07/11/2012, traz uma matéria assinada por Cláudio Dantas Sequeira, Izabelle Torres e Josie Jerônimo, O PT REPAGINADO, onde é traçado um perfil do momento atual em que se encontra o Partido dos Trabalhadores – PT, em meio aos escândalos e tumultos que envolvem o caso do mensalão. Logo, conclui-se que essa matéria se identifica perfeitamente com o perfil da Revista, em vários aspectos, a começar pelo foco econômico perceptível em que se insere o tema abordado, num contexto político que acaba por atingir indeterminados públicos – alvo.

ISTO É DINHEIRO - ANTENADA COM O MUNDO DA POLÍTICA

As eleições municipais de 2012 serviram como uma espécie de termômetro para o PT e para o governo da presidente Dilma. Nunca na história do partido a sigla foi tão bem votada em pleitos municipais, o que mostra o fortalecimento e a evolução do PT em nível nacional. O partido tem ganhado um espaço relevante nos municípios do interior do país e figura hoje como força política de destaque, sendo o partido que mais cresceu durante este pleito.

A imagem do PT, inicialmente ligada ao ex-presidente Lula como símbolo e exemplo de luta em defesa das minorias, foi parcialmente embaçada pelo escândalo do mensalão, porém não veio a prejudicar por completo a aceitação do partido, fenômeno este observado nas urnas em todo o país. Diante das circunstâncias atuais, eis que um novo modelo petista abre espaço agora para uma geração que até hoje foi mantida à distância das decisões da cúpula partidária, mas que está voltando a reivindicar seu espaço.

Atualmente o PT tenta resgatar a dinâmica partidária que lhe deu sustentação e base para a sua caminhada, o trabalho com os movimentos sociais e sindicais, espaços estes que o próprio partido deixou de lado e o quais lhe atribuíram uma identidade. Hoje o partido percebe que errou quando abandonou as bases que o ergueram e que esta base é a essência do partido, o que o ajuda necessariamente a mantê-lo vivo.

A renovação petista não se encerra apenas na forma de fazer política, mas na forma de "apresentar" a política. Ou seja, o partido vem buscando associar o seu nome ao de figuras do cenário político que vêm se destacando, deixando de lado velhos nomes. Uma renovação necessária diante da associação de nomes de peso do partido com o mensalão. O PT procura com esta estratégia ganhar a credibilidade do público e da militância que acabou perdendo com os escândalos que assolaram o partido, antes tido como ilibado.

Por enquanto o partido vem crescendo não só na preferência nas urnas mas também na preferência por filiados. Uma das bandeiras do PT ultimamente tem sido ampliar o número de filiações, tendo conseguido tal ação com êxito. Isso nos mostra que o partido não está tão desgastado como muitos pensam. A figura do ex-presidente Lula ainda tem muito peso dentro e fora do partido e sua popularidade sustenta o nome do PT, sendo tratado como um amuleto dentro na sigla.

O PT demorou 12 anos para chegar ao poder e conseguiu encontrar o caminho de sua permanência nele. Resta saber agora até quando esta fórmula vai continuar dando certo.

Paulo Seixas e Terezinha de Jesus, Secretária de Trabalho e Ação Social do município de Queimadas/PB - novembro/2012