Motivação nas organizações

Segundo o dicionário Aurélio motivação é um conjunto de fatores que causam motivos ou causas diariamente, isto é, são motivos que nos levam a melhorar aquilo que se faz ou deseja fazer. Para que isso aconteça dentro do ambiente profissional é necessário que as organizações demonstrem aos colaboradores quais são esses motivos, passando autonomia, iniciativa e principalmente tendo um bom processo de comunicação.

Para encontrar a motivação, os administradores devem conhecer muito bem seus subordinados e saber o que os motivam, de uma forma individualizada. Este conhecimento pode ser obtido através das observações das reações que eles têm diante das situações que se fizerem presentes no ambiente de trabalho e fora dele. Sendo assim, motivar seria valorizar os colaboradores, mostrar que são capazes de crescer, ter boas condições de trabalho, oportunidades, prêmios e benefícios.

Nem todas as organizações conseguem dar aos seus colaboradores grandes prêmios em valor monetário com certa freqüência, e sim, uma vez ou duas vezes ao ano, então, o dinheiro fica no esquecimento e os empregados voltam à rotina normal e ficam desmotivados. Por isso o dinheiro nem sempre é um fator motivacional, por ser passageiro, ou seja, acaba rápido, ele serve apenas para não tornar o trabalho desinteressante, mas não funciona para motivar os colaboradores.

Para se conseguir uma equipe motivada seria importante o subordinado participar da elaboração das metas, ou pelo menos ser informado, para saber claramente o que a organização, e consequentemente seus superiores hierárquicos, esperam de cada trabalhador. Assim a recompensa pode ser medida a partir do desempenho e reconhecida através de elogios, benefícios, prêmios, promoções, etc.

A organização poderá conseguir estruturar um quadro funcional motivado se fizer com que os funcionários encontrem satisfação no próprio trabalho, tendo que também preparar seus superiores em programas de motivação e dar autonomia para que eles possam administrar as recompensas necessárias para sua equipe.

Viviana Rigo, 22 anos.

Viviana
Enviado por Viviana em 16/09/2005
Reeditado em 16/09/2005
Código do texto: T50980