TABAJARA - 78 ANOS!

TABAJARA – 78 ANOS!

Por Aderson Machado.

Fundada em 1937, pelo então governador Argemiro de Figueiredo, a nossa querida Rádio Tabajara da Paraíba acabou de completar, nesse dia 25/01/15, 78 anos no ar, sendo a terceira emissora mais antiga do Brasil, segundo alguns historiadores. De qualquer maneira, ela já virou Patrimônio Nacional!

Enquanto ouvinte, comecei a escutar a Rádio Tabajara ainda garoto, aí pela metade dos dourados anos 60. Eu tinha, então, uns 12 anos de idade. Como, este ano, irei completar 63, isso significa que há mais de 50 anos sou um ouvinte da emissora Oficial da minha estimada Paraíba!

Devo dizer que foi exatamente por esse período que a Tabajara tinha os seus famosos programas de auditório, por onde desfilaram grandes nomes da música nacional – e até internacional -, como, por exemplo, Caubi Peixoto, Nelson Gonçalves, Sivuca, Luiz Gonzaga e outros mais. Vejam aí o quanto eu perdi em termos de boas atrações! Primeiro, por não estar ainda neste mundo; segundo, por ser muito criança quando esses programas terminaram. Uma pena...

A propósito desses programas de auditório, é bom frisar que neles foram revelados vários talentos de nossa província. Só para citar um exemplo, o próprio Jadir Camargo, cantor e atualmente locutor da Tabajara, foi uma dessas revelações!

Com o passar dos anos, não sei bem explicar, infelizmente os programas de auditório foram se extinguindo e, por volta da primeira metade dos anos 60, praticamente não havia mais nenhum, o que foi deveras lamentável.

Ao longo desses 78 anos, a PRI-4, Rádio Tabajara, tem feito uma história. Uma longa e bonita história, por sinal. Como não sou historiador, espero que os especialistas no assunto exponham para os nossos leitores a história dessa trajetória de 78 anos da nossa mui querida Rádio Tabajara da Paraíba. Se é que ainda não o fizeram.

Entrementes, como ouvinte, gostaria de dizer que aprendi a gostar da Tabajara, ouvindo, atentamente, os seus grandes comunicadores, repórteres e noticiaristas. E foi assim que me foi despertada a vontade de um dia me tornar um locutor de rádio. Mas existia um porém: eu era assaz tímido e, assim, achava que nunca iria conseguir esse meu desejo.

Em se tratando de locutores, eu ouvia todos os programas, embora tivesse uma predileção pelo jornalismo da emissora. Assim sendo, de hora em hora, eu ficava de plantão para escutar o Informativo Tabajara, criado e apresentado pelo saudoso Paulo Rosendo, dono de uma voz potente e de uma excelente dicção. E foi nele que me inspirei para um dia ser um locutor noticiarista. Era um sonho de adolescente, que, de fato, se tornou uma realidade, porém quando já adulto e trabalhando em Pernambuco. Mas essa é uma outra história...

Ao longo desses 78 anos da Tabajara, é claro que grandes locutores fizeram e ainda fazem a sua gloriosa história. A maioria, é bom que se diga, já não está no meio de nós. A propósito, gostaria, neste registro, de citar o nome de Geraldo Cavalcanti, que nos deixou há poucos anos, como um dos maiores nomes do rádio paraibano, quiçá do Brasil, porquanto se tratava de um profissional que atuava em várias áreas, em se tratando de programas radiofônicos. Sem falar que foi um dos maiores mestres de cerimônias que conheci! Por fim, gostaria de me reportar a alguns nomes que estão na ativa e que fazem parte do meu ciclo de amizade. Representando a área de esportes, eu cito o decano Ivan Bezerra de Albuquerque; como animador de programas musicais, Airton José – o popular Bolinha -; e como noticiarista eu menciono Jadir Camargo, que atualmente apresenta o Informativo Tabajara. Em nome dessas três “feras” eu parabenizo os demais locutores, bem como todos os funcionários da Rádio Tabajara em função de seus 78 anos.

Que mais 78 anos de sucesso, informação e prestação de serviço a nossa Tabajara venha proporcionar a seus fiéis ouvintes.

Parabéns!!!

Aderson Machado
Enviado por Aderson Machado em 05/02/2015
Código do texto: T5126997
Classificação de conteúdo: seguro