AINDA HÁ MUITO A SER FEITO
JB Xavier
Secretário Nacional da UBT
BOLETIM NACIONAL Nº 558

Carlos Drumond de Andrade disse: "Quem teve a ideia de cortar o tempo em fatias, a que se deu o nome ‘ano’, foi um indivíduo genial. Industrializou a esperança, fazendo-a chegar ao limite da exaustão. Doze meses dá para qualquer ser humano se cansar e entregar os pontos. Aí entra o milagre da renovação e tudo começa outra vez... Com outro número e outra vontade de acreditar que daqui para diante tudo será diferente."
 
Então, amigos, façamos verdadeiras as palavras do Mestre: Vamos acreditar que daqui para a frente tudo será diferente! E será, porque certamente as lições do passado nos farão agir deferente. No universo nada se repete! No ano que finda foram-se mais algumas vozes da Trova, mas ficaram suas obras, que falam por eles. 

 Finda-se um ciclo de trabalho, mas renasce a esperança! Novas diretorias assumem o comando da Trova em vários Estados, até mesmo no comando central da UBT. Nasce o Juventrova em todo o país e os novos trovadores agora terão a oportunidade de ganhar concursos nacionais, ao não serem obrigados a concorrer com as "feras". Pela primeira vez aconteceu um fórum de Presidentes Estaduais da UBT, e mudanças importantes no organograma da entidade tornaram-na mais ágil. Por tudo isto, a Diretoria da UBTN sente-se contente e com a sensação do dever cumprido. 

Mas ainda há muito a fazer, muito mesmo! 2015 será o ano da expansão da UBT, porque estamos menos pesados e muito melhor preparados e aparelhados para ir em busca de novos trovadores. 

Estamos trabalhando com olhos postos num futuro de pelo menos 10 anos! Precisamos garantir que a UBT continue pujante, crescendo e levando cultura através da Trova a todos os recantos do país. Mais que isto! Precisamos garantir o surgimento de trovadores de qualidade, que continuem o trabalho de gente como José Maria Machado de Araújo, Rodolpho Abbud, Izo Goldman, Lilinhha Fernandes, Marina Bruna e dezenas de outros expoentes que elevaram a Trova ao atual Estado de Arte. 

Para isto precisamos promover mais concursos, pouco importa se com ou sem festas! Não deixem de promover concursos apenas porque não conseguiram recursos para a festa. A Festa é a cereja do bolo, mas, ainda mais importante, é o próprio bolo - a Trova!

Um ciclo se encerra para que outro se  inicie. A única coisa que não muda é a Mudança, já dizia Heráclito na Antiga Grécia. Então, felicidade e paz aos que se retiram - neste ou em outros planos - pois que já doaram seus esforços pelo engrandecimento da Rosa; e felicidade aos que chegam, porque trazem em seu embornal a renovação, que é a essência da evolução.
Nas páginas deste periódico ficaram registradas as conquistas dos heróis anônimos, que - como dizia Izo Goldman - são mais que fazedores de trovas, são trabalhadores pela trova. A todos os que em 2014 ajudaram a elevar o sonho de Luiz Otávio, fica os parabéns da UBT Nacional.  
 
UBT
Enviado por UBT em 06/02/2015
Reeditado em 06/02/2015
Código do texto: T5127979
Classificação de conteúdo: seguro